Missa na Catedral de Crato celebra 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Compartilhe:

O Dia Mundial das Comunicações Sociais estabelecido pela Igreja desde o Concílio Vaticano II (1961-1965) “para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social” chegou à 55ª edição neste dia 16 de maio de 2021.

A Diocese de Crato, por meio da coordenação diocesana da Pastoral de Comunicação (Pascom) e da Assessoria de Comunicação, exortou os agentes e demais comunicadores a unir-se a essa celebração na tradicional missa dominical das nove da manhã, rezada pelo bispo diocesano na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato.

“Jesus, quando retorna ao Pai, deixa uma missão aos discípulos. Então, a comunicação é, por excelência, a mensagem do Senhor. Por isso, cabe aos discípulos, cabe a todos nós, cabe a vocês, comunicadores, usarem bem a tecnologia para levar a Palavra de Deus a toda a Comunidade. Portanto, hoje, ao celebrarmos essa Ascensão do Senhor aos Céus, nós queremos dar continuidade a essa missão levando a Palavra a todos os confins da terra”, disse Dom Gilberto Pastana, sobre a relação entre a solenidade da Ascensão e o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Antes do início da Santa Missa, a jornalista Mychelle Santos conversou sobre o Dia Mundial das Comunicações aos internautas e por que a Igreja o celebra. Em seguida, já na procissão de entrada, agentes da Pascom apresentaram celulares, notebooks e microfones, objetos de trabalho da comunicação que se mesclam à missão evangelizadora da Igreja, cuja força, provada na pandemia de Covid-19, assumiu novas dimensões. Graças à tecnologia, a fé e o sentimento de pertença dos fiéis foram mantidos quando o vírus causador da doença avançou mundo afora, obrigando igrejas e capelas a fecharem as portas. Neste contexto, de acordo com o coordenador diocesano e reitor do Seminário São José, Padre Acurcio, a Pastoral despontou e se consolidou como indispensável serviço às paróquias e comunidades. “Levar a verdade do Amor, levar e dinamizar o Evangelho, fazer com que cada família se torne uma Igreja doméstica foi o grande desafio dos agentes neste tempo de pandemia”.

Essa contribuição e colaboração, segundo a vice-coordenadora da Pascom na Paróquia Menino Jesus de Praga, em Juazeiro do Norte, Rosângela Bezerra, não vem de outro lugar senão da própria máxima de Jesus, deixada como herança aos discípulos: “levar o Evangelho a toda criatura”. Atuando nesse serviço há quase quatro anos, ela considera que “é preciso muita presteza e cuidado para estar sempre consonância com essa máxima e com as orientações da Igreja”.

Veja a galeria de fotos: https://diocesedecrato.org/missa-em-acao-de-gracas-pelos-comunicadores-e-agentes-da-pascom/

Saiba mais

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído pelo Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II, em seu número 18: “Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”. E no dia 7 de maio de 1967, domingo da Ascensão do Senhor, celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o dia Mundial das Comunicações Sociais.

Fonte: CNBB

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

Fotos: Seminarista Maykel Galvão, estagiário

 

 

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts