Com a Missa da Ceia do Senhor (In Coena Domini), celebrada na tarde de quinta-feira, a Igreja comemora a Última Ceia, onde, reunido com seus discípulos, Jesus institui a Eucaristia, sacramento central da Igreja. Esta celebração dá início ao chamado Tríduo Pascal, que medita o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus.
No entardecer deste dia 6 de abril, o pastor diocesano, Dom Magnus Henrique, subiu ao altar do Senhor para presidir a Solene Liturgia da Ceia do Senhor.
A Missa da Santa Ceia – ou do Lava pés – é marcada pela celebração da Instituição da Eucaristia, que se deu, justamente, na última Ceia. Cristo, que reunido com seus apóstolos, ao redor da mesa, “tomou o pão, deu graças e o partiu dizendo: ‘Isto é meu corpo, que é dado por vós'”, pede: “Fazei isto em memória de mim!”. (Cf Lucas 22,19). O gesto de Cristo inaugura também o mistério sacerdotal.
Nesta liturgia, disse o Padre Rodrigo Rêmulo, “fazemos memória da instituição da Santíssima Eucaristia, da instituição do sacerdócio e do novo mandamento, três elementos fundamentais para a nossa existência cristã, intimamente unidos e indissociáveis. Não é possível separar a eucaristia do sacerdócio e estes dois do único mandamento do Senhor: o mandamento do amor.”
A celebração contou ainda com o rito do Lava pés. “O novo mandamento explica-se no lava pés: amar no sentido cristão é descer a miséria, é descer aos pecados, é descer como nos diz o papa Francisco “as periferias”, é descer aos pés dos nossos irmãos”, explicou o sacerdote. Relembrando o humilde gesto de Cristo, Dom Magnus depôs de suas vestes e cingiu uma toalha em sua cintura. Depois tomou consigo jarra e bacia e, de joelhos, lavou os pés de doze homens, representantes dos apóstolos que estavam com Jesus.
Ao fim da celebração, o Santíssimo Sacramento foi trasladado para o altar lateral da Catedral, onde permaneceu exposto para adoração até às 00h. As celebrações do Tríduo Pascal continuam nesta sexta-feira, 7, com a solene ação litúrgica da Paixão e Morte de Cristo.
Galeria de Fotos, aqui.
Por Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação













