Missa e procissão encerram Festa do Bom Jesus, em Jardim (CE)

Compartilhe:

O primeiro dia do ano é para as famílias da cidade de Jardim (CE), um dia especial. Todos os anos as famílias se reúnem para encerrar as festividades do co-padroeiro, Bom Jesus dos Passos. Unidos ao redor da mesa da eucaristia, ao cair da tarde desta quarta-feira (1), os fiéis se dirigiram até a igreja matriz para celebrar e honrar o Bom Jesus, e a também à Mãe de Deus, solenemente celebrada na liturgia deste dia. A Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Gilberto, foi concelebrada pelo pároco, padre Idemário Muniz e os padres Marcos Dantas e Cícero Mariano.

Tradição antiga, a celebração da festa do Bom Jesus já passa de duzentos anos. “É uma festa antiga, que nasceu da devoção das famílias, que envolve, principalmente, as famílias da cidade”, disse padre Idemário.  “Na verdade, essa devoção surgiu com uma epidemia de cólera que aconteceu na cidade, há tempos idos, e o padre da época fez um rogativo ao Bom Jesus e convocou todas as famílias. Se a epidemia da mortandade fosse sessada, no primeiro dia do ano eles começariam o ano com uma procissão. Daí até então vem mantendo-se a devoção”, explicou o pároco.

Segundo Dom Gilberto, a bondade de Jesus está em sua obediência à vontade de Deus. Encontrar este Jesus é encontrar um caminho de mudança de vida. “Quando nós nos encontramos com Jesus, esse encontro é transformador. Ninguém que se encontra com Jesus sai do mesmo jeito. É um encontro que modifica nossa vida, por isso é importante que nos encontremos com Ele”, disse.

Na ocasião, em clima de união fraterna, a paróquia Santo Antônio recebeu paroquianos vindos das Paróquias São José (Missão Velha) e Nossa Senhora das Dores (Jamacaru), para apresentarem os candidatos ao Ministério Extraordinário da Comunhão Eucaristia. As três paróquias integram o grupo de paróquias da forania três da Diocese de Crato. Ao todo setenta homens e mulheres foram investidos para o serviço eucarístico.

Entoando hinos de louvores, após a missa os devotos e as famílias saíram em procissão pelas ruas da cidade. Junto ao carro-andor com a imagem do co-padroeiro, cada família leva também o andor de deu santo de devoção. Quase cinquenta imagens foram levadas, em cortejo.

 

Texto: Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação

Fotos: PASCOM Jardim

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts