Missa dos Santos Óleos é presença viva da unidade na Igreja Católica

Centenas de fiéis estiveram presentes na celebração dos santos óleos, que aconteceu nesta quinta- feira santa, dia 17 de abril às 8h, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato. Na missa foram bentos os óleos do crisma, dos catecúmenos e dos enfermos que são utilizados, com caráter sacramental, em todas as paróquias. Nela também todo o clero da Diocese de Crato esteve reunido para renovar seus votos sacerdotais.

Segundo Dom Fernando Panico, presidente da celebração, “os santos óleos são como um sinal de unidade que deve caracterizar a nossa igreja”. Os óleos abençoados são representados pelas cores branca (crisma), vermelha (catecúmenos) e roxa (enfermos). Sobre a renovação dos votos sacerdotais o bispo disse que, “o sacerdócio deve ser uma escola onde aprendemos, com Jesus, a cumprir a vontade do Pai e, o ato de renovarmos nossas promessas, nos ajuda a renunciar nossos caprichos, abraçando a vontade de Cristo”.

Para o padre José Ranilson Belém, 38, pároco da Paróquia São Miguel, Crato, renovar os votos sacerdotais firmam ainda mais o compromisso assumido no dia de sua ordenação, pois “ao renovarmos nossas promessas refazemos o propósito de continuar servindo a Cristo e a Sua igreja em cada pastoral, em cada atividade missionária que temos, na pregação do evangelho, na celebração da santa missa e dos outros sacramentos.”

Fiéis leigos disseram considerar importantes os atos litúrgicos desta missa, como falou Carlos David, 25, Juazeiro do Norte, “para nós católicos esta celebração é de grande valia porque além de serem abençoados os óleos que serão administrados nos sacramentos pelos padres, pelo bispo, também acontece aqui a renovação dos votos de obediência de todos os padres ao bispo e a toda a igreja. Então ela representa a unidade de todos os fiéis, unidade da igreja.”

Na celebração Dom Fernando ainda se solidarizou com os familiares e amigos do professor José Marcondes de Souza, 36, que foi assassinado no dia 31 de março na porta da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Brejo Santo.

Em meio a solene liturgia o bispo foi homenageado com uma imagem de Jesus, o bom pastor. Ele ressaltou a alegria que sente em saber que o povo apoia os padres, diáconos, a ele mesmo, dizendo que isso o fortalece e deixou seus agradecimentos a todos que o ajuda a carregar a cruz do seu ministério.