Missa do dia 20: Padre Cícero fez iluminar por toda a nação romeira a luz do Evangelho

“O padrinho não morreu, se mudou para o Céu”. É com essa certeza que romeiros e devotos celebram o dia 20 de cada mês fazendo memória do Padre Cícero Romão Batista, congregados em torno do altar do Senhor para agradecer as bênçãos e graças alcançadas por intermédio do padrinho.

Foi assim na manhã desta segunda-feira, 20 de setembro, quando a santa missa na capela do Socorro, em Juazeiro do Norte-CE, iniciou um novo dia e uma nova semana para os romeiros. A participação presencial deles – e dos demais fiéis – ainda está limitada a 60% da capacidade das igrejas, conforme os decretos municipal e estadual de combate à propagação da Covid-19. Mas, na internet, por meio da TV Web Mãe das Dores, rezam e louvam a Deus pela vida e missão do Padre Cícero, acompanhando a transmissão em casa, em torno de seus altares domésticos.

A celebração foi presidida pelo administrador diocesano de Crato-CE, Padre José Vicente Pinto, concelebrada pelo pároco e reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José da Silva, além de outros padres da Diocese e padre romeiros que visitam Juazeiro.

O Evangelho segundo São Lucas (Lc 8,16-18) trouxe “a narrativa da alegria do povo de Deus que, depois de ter experimentado exílios e dominações, agora tem a possibilidade de retornar à sua terra”. Mas esse peregrinar – ensinou Padre José Vicente – faz experimentar o Reino de Deus. Em outra passagem do mesmo texto, Jesus adverte que “ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz”. Essa palavra do Evangelho – continuou o administrador diocesano – é um convite “muito importante para todo e qualquer batizado que recebeu a chama da fé”. E tratando-se dessa virtude – acrescentou – a vida do Padre Cícero Romão iluminou o caminho da nação romeira.

“Quão luminosa foi a vida do padre Cícero que fez iluminar por toda a nação romeira à luz do evangelho através de uma vida devota, serena, obediente, segundo a luz de Deus”, afirmou.

Programação

Ao longo deste dia 20, a Capela do Socorro terá missa às 16 e às 18h; já na Basílica, as celebrações acontecem às 9, 12 e 19h.

Por Jornalista Patrícia Mirelly / Assessoria de Comunicação

Fotos: Rozelia Costa / Comunicação Basílica Santuário