Como acontece, tradicionalmente, todo dia 20 de cada mês, o largo da Capela do Perpétuo Socorro, em Juazeiro do Norte, esteve tomado de fiéis devotos que participaram da celebração em memória ao Padre Cícero Romão. Neste mês de março a celebração abriu a programação religiosa das festividades alusivas ao aniversário natalício do Patriarca do Nordeste.
A cerimônia Eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, dom Gilberto Pastana, e concelebrada pela equipe de padres da Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário e padres da Diocese de Crato.
Na sua homilia, o pastor diocesano falou sobre a caminhada do povo de Israel no Egito, narrada na primeira leitura. Segundo sua reflexão, essa passagem ajuda o cristão a avaliar a sua caminhada rumo ao Reino de Deus. “Essa leitura vem nos ajudar a pensar como povo, não apenas como indivíduo, mas pensar como povo de Deus que caminha para a participação do mundo novo tão esperado. Ela vem nos ajudar a avaliar a nossa caminhada”, disse o bispo.
Mesmo com a oportunidade de fugir da escravidão, “o povo ainda lembrava de tudo que viveu no Egito”. De acordo com dom Gilberto, a situação só começa a mudar quando o povo inicia o processo de conversão e reconhecimento da presença de Deus a partir dos ensinamentos de Moisés. “Este é o processo pedagógico da conversão. Este ponto é que temos de entender para analisar a nossa vida, na comunidade, no estado, no país”.

A fala do bispo também reforçou que este mesmo povo reconheceu que a mudança era algo que dependia deles. Neste sentido, estabeleceu a relação da leitura com a atual realidade enfrentada no país: “O Salvador da pátria é o povo unido. Ninguém vai salvar este país, a não ser o povo organizado, com uma proposta concreta”, frisou.
Dom Gilberto ainda ressaltou que a Quaresma se traduz em um tempo favorável para vencer os obstáculos que se apresentam no caminhar do deserto e celebrar a vida. “Nós estamos nessa caminhada, estamos vivenciando a 5º semana da Quaresma, momento de caminharmos para vida. Queremos vencer a morte que mata a esperança, a igualdade, a justiça. Queremos vencer tudo isso e ressuscitar com o Senhor”, enfatizou.
Ao longo do dia, na Capela do Socorro, serão rezadas mais duas missas: às 15h30 e às 17h, está última com bênção do Santíssimo Sacramento.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA PADRE CÍCERO
A 36º Semana Padre Cícero ocorre na cidade de Juazeiro do Norte entre os dias 20 e 25 de março, realizada pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte em parceria com Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário e o Serviço Social do Comércio (SESC).
Durante a semana acontecem celebrações na Capela do Perpétuo Socorro, às 7h, às 15h30min e às 17h; No dia 23, a meia-noite, acontece o Corte do bolo e os parabéns ao aniversariante; às 6h tem celebração Eucarística pelos 174 anos do Padre Cícero. A programação continua às 15h, com a procissão das Flores pelas ruas de Juazeiro do Norte; às 17h com celebração Eucarística e às 18h com a Renovação das famílias ao Sagrado Coração de Jesus, seguida de café partilhado.

Texto: Aline Salustiano
Revisão: Patrícia Mirelly
Fotos: Rozelia Costa





