Missa de 7º dia de dom Newton Holanda Gurgel é celebrada na Sé Catedral

Padres, seminaristas, religiosas, agentes de pastorais e familiares de dom Newton Holanda Gurgel estiveram reunidos na noite desta quarta-feira (12) na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Penha, no centro de Crato, para render graças ao Senhor pelo 7º dia de vida eterna do saudoso quarto bispo da Diocese de Crato. Dom Gilberto Pastana presidiu a cerimônia, concelebra por monsenhor Edimilson Neves (bispo eleito de Tianguá), monsenhor Bosco Cartaxo (do Santuário Eucarístico), padre José Vicente (cura da Catedral), padre Cicero Luciano Lima (reitor do Seminário Propedêutico) e padre Paulo Borges (Batateira, Crato).

Dom Newton está sepultado na Capela da Ressurreição, dentro da catedral. Ele morreu na última quinta-feira (06), aos 93 anos, de falência múltipla de órgãos.

Proferindo a homilia, monsenhor Edimilson Neves, que muito convivera com o bispo emérito, enalteceu a vida e a figura de dom Newton e sua dedicação e fidelidade à Igreja, buscando sempre corresponder ao projeto de Deus. “Quando ficou mais velho, já não podendo mais celebrar missas nem rezar a Liturgia das Horas, escreveu uma carta a dom Fernando pedindo que o dispensasse. E alguns padres disseram: dom Newton, o senhor é bispo, o senhor pode. E ele: não, eu preciso pedir autorização ao bispo diocesano. E fez com a consciência de que não estava mais no governo da diocese, porque sempre foi fiel aos seus valores”.

Homenagens

Após a comunhão, familiares foram convidadas a dar deixar suas homenagens a dom Newton. Depois, dom Gilberto convidou a todos para se dirigirem até a Capela da Ressurreição, e diante do túmulo, aspergiu a sepultura e rezou.

(Túmulo de dom Newton na Capela da Ressurreição. Foto: Patrícia Mirelly)