Hoje, 16, no salão da Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato- CE, catequistas e animadores de círculos bíblicos participaram de uma manhã de formação, promovida pela Coordenação do Ministério da Palavra da Forania I. Assessorado pela Coordenadora Diocesana do Ministério da Palavra, Francisca Sampaio, o encontro teve como tema “Catequese e Bíblia”.
A formação teve como objetivo preparar os catequistas para o 1º Congresso Regional Bíblico-Catequético, que acontecerá de 27 a 30 de agosto, na Diocese de Itapipoca, onde refletirão o tema “A Palavra de Deus, Fonte e Inspiração no Caminhar Catequético”. Dezessete catequistas, representando as 5 foranias da Diocese de Crato, participarão do Congresso que contará com representação de todo o Ceará.

A coordenadora diocesana afirmou que o encontro, que está sendo realizado em todas as foranias, é motivacional e enfatiza a importância da Palavra de Deus como centro da catequese. Elencou ainda como prioridade da dimensão bíblico-catequético nacional, regional e diocesana a Palavra de Deus que deve ser colocada de forma mais intensa no centro da catequese, nas ações pastorais, motivando os catequistas para missão, tendo como exemplo as primeiras comunidades cristãs: “Vamos em frente, não vamos desanimar, vamos ser os propagadores desse projeto. Seremos aqueles que iremos ajudar as famílias a fazerem a experiência da catequese das primeiras comunidades cristãs, que era uma catequese familiar realizadas nas casas”, afirmou.
O coordenador forâneo, Jefferson Franklin, aponta como os maiores desafios da catequese a falta de diálogo e partilha nas famílias: “Os grandes desafios partem da educação religiosa e moral que não são mais presentes na família, sobretudo o diálogo, a partilha e isso está hoje diretamente afetando a educação e a religiosidade, onde tudo se tornou comum e permitido, dificultando muito o trabalho de evangelização nas famílias”, afirmou.





