“Migração e diálogo”: Diocese de Crato vivencia 36ª Semana do Migrante

Entre os dias 13 e 20 de junho, a Igreja no Brasil realiza a 36ª Semana do Migrante, que neste ano de 2021 traz como tema “Migração e diálogo”, enquanto o leva traz o questionamento bíblico: “Quem bate à nossa porta?”. A Semana quer provocar nos cristãos e nas pessoas de boa vontade a dimensão do diálogo e da riqueza cultural no processo migratório.

Na Diocese de Crato, o evento é promovido pela Cáritas que se une ao Serviço de Pastoral do Migrante na luta por vida plena para todos. A abertura oficial aconteceu na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha com a celebração da Santa Missa na manhã deste domingo, 13 de junho. O evento foi representado pela agente Cáritas Solange Santana e uma família de migrantes venezuelanos devido às medidas de redução da capacidade nos templos religiosos, propostas pelo decreto governamental.

A programação da 36ª Semana do Migrante segue durante toda a semana, trazendo debates e rodas de conversas, apresentando histórias e possibilitando escuta e diálogo, como a da venezuelana Roberta Mervil, que cruzou as fronteiras para tentar a vida no Brasil ao lado dos quatro filhos pequenos e da irmã, Maribel. Ela foi a terceira família acolhida na Diocese de Crato, particularmente na Paróquia São Francisco de Assis, em Crato, em 27 de abril de 2019.

“No cierres las puertas ao migrante. El solo quiere una oportunidade”, disse, misturando os idiomas. Até chegar ao Brasil, foi detida duas vezes pela Polícia Federal e trabalhou de forma clandestina numa fazenda e numa padaria, onde cumpria jornada das cinco da manhã às dez da noite. A família dela foi beneficiada com o Plano Nacional de Integração Caminhos de Solidariedade: Brasil & Venezuela, que a encaminhou para o Ceará. Hoje, Roberta comemora a conquista de uma vaga de emprego na Universidade Regional do Cariri (URCA), onde desempenha a função de serviços gerais, e torce para que seus compatriotas tenham as mesmas oportunidades.

Confira a programação completa aqui.

Por: Mychelle Santos e Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação