O bispo de Crato, Dom Gilberto Pastana, participou neste domingo, dia 30 de setembro, em Crato, de uma mesa redonda sobre a importância dos meios de comunicação para o reavimanento e o fortalecimento da devoção a Nossa Senhora da Penha no contexto diocesano.
A mesa redonda foi mediada pela jornalista Mychelle Santos e fez parte da programação alusiva à festa patronal de Nossa Senhora da Penha, na Sé Catedral. Este ano, a Imagem do altar-mor completa cem anos da chegada. 
De acordo com Dom Gilberto, um dos desafios da pandemia foi o aperfeiçoamento dos meios de comunicação. Por isso, reforçou a importância da Pastoral de Comunicação e a participação dos jovens para auxiliar no manuseio das novas tecnologias a serviço da evangelização. Na avaliação dele, outro desafio a ser enfrentado neste tempo são “fake News”, as notícias falsas, as quais considera “pecado grave”. “É preciso muito cuidado, atenção e buscar as fontes verdadeiras. As fake News desgraçam as instituições e a vida das pessoas. É um pecado grave que devemos evitar”.
Sobre o reavimanento e o fortalecimento da devoção a Nossa Senhora da Penha, padroeira da Igreja de Crato, o pastor diocesano considerou que os meios de comunicação ajudam a atingir aquelas pessoas que, presencialmente, não seria possível. “Antes não tínhamos tantos recursos e nem tantos acessos às plataformas. E, durante a pandemia, nós temos interagido com quem está em casa, não se trata apenas de uma transmissão. Quantas famílias não estão se juntando para participar das celebrações?”, destacou, acrescentando que o ambiente digital despontou como uma nova forma de rezar e de participar.

A mesa redonda na íntegra pode ser acessada no canal da TV Catedral da Penha no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=5y4rpHq61Ro
Por: Assessoria de Comunicação





