“Menina Benigna, a beata do Ceará”: Documentário será exibido na TV aberta neste mês de abril

Compartilhe:

O documentário especial “Menina Benigna, a beata do Ceará” será exibido na TV Assembleia (canal aberto 31.1 em terras cearenses) no dia 22 de abril, a partir das 20 horas. A equipe acompanhou a cerimônia de beatificação da Menina Benigna, que ocorreu em 24 de outubro de 2022, e a romaria que foi realizada logo no dia seguinte, quando sua imagem foi transportada em procissão do Crato para Santana do Cariri. Testemunhas da vida de Benigna, devotos, historiadores, líderes religiosos e políticos foram entrevistados pela produção do documentário.

A história de Benigna Cardoso da Silva, que viveu apenas 13 anos, tornou-se conhecida devido a uma morte trágica. Ela foi assassinada por resistir a uma tentativa de ataque sexual, praticado por um jovem que a assediava desde a época em que estudavam juntos na escola. O caso aconteceu em 24 de outubro de 1941, no sítio Oiti, em Santana do Cariri. Por resistir ao ataque, ela ficou conhecida como mártir e passou a ser chamada de “heroína da castidade” pelo Padre Cristiano Coelho, considerado seu mentor espiritual.

A repercussão foi tanta que motivou um processo feito pela Diocese do Cariri em favor de sua beatificação. A autorização do Vaticano veio em 2019, mas, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), teve que ser adiada. O programa foi gravado durante as viagens realizadas pela equipe do Núcleo de Documentários da TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) em junho e outubro do ano passado. Vale destacar que o documentário estará disponível no YouTube no canal da TV Assembleia a partir do dia 23 de abril.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts