Maturidade cristã. Jovens da paróquia São Vicente de Paulo confirmam o batismo

No mês dedicado às missões, quando é mais forte o chamado do Senhor a “pôr-se a caminho”, duzentos e sessenta e seis jovens das comunidades pertencentes à Paróquia São Vicente de Paulo, em Barbalha, alcançaram a “maturidade cristã”, por meio do sacramento da Crisma, ministrado por Dom Gilberto Pastana. A turma foi dividida em duas. Na primeira celebração realizada sexta- feira, dia 27, o sacramento foi ministrado à 117 jovens e, na segunda, ocorrida hoje, dia 28, 149 jovens foram crismados.

O pároco local, padre Leonardo Pinheiro, estava feliz e agradecido, assim como o bispo, que lembrou aos crismandos o quanto este dia é  significativo para suas vidas. O mesmo foi dito aos padrinhos e pais. Aos primeiros, que não foram escolhidos por acaso. Por isso, devem cultivar uma relação de harmonia e amizade, influenciando os afilhados, sempre, de forma positiva, a partir do testemunho de bom cristão. “Procurem conversar, saber de suas vidas, principalmente a vida de fé. É dever de vocês rezar com eles”, reforçou. Aos pais, recordou as promessas feitas no dia do casamento, de receber os filhos, educando-os na Lei de Cristo e da Igreja.

Maturidade cristã

Jefferson da Silva, de 22 anos, foi um dos jovens a receber o Sacramento da Crisma. Ele conta que começava o curso e desistia. A responsabilidade de apadrinhar uma criança, no entanto, pesou mais. “Eu tenho até ido para as Missas por mim mesmo, sem que as pessoas tenham que me obrigar a fazer”, garantiu.

Yara Rayana, 15 anos, fez amizades que espera não se dissolver com o fim da catequese. Disse ter mudado o jeito de ser, está “menos agitada”. “Muda muita coisa na vida da gente”, considerou.

Para Katia Karisia Dasmaceno Cabral, que está no seu primeiro ano de catequista, no início, foi difícil conduzir as aulas, por causa da semelhança na idade. “Como a gente tem praticamente a mesma idade, era difícil chamar a atenção deles (dos crismandos). Mas hoje, muitos já chegaram pra mim dizendo que queriam repetir as aulas, de tão boa que elas foram”, afirmou, contente e satisfeita com resultado.

Na Paróquia São Vicente a catequese de Crisma começou em fevereiro. Na agenda de estudos, estavam temas relacionados à Igreja e à vida, além de temas sociais, segundo as explicações da catequista Katia.

Durante a unção, os jovens receberam o Livro “Eu Creio” para continuar ajuda-los a crescer na fé e no amor ao Senhor.

No último dia (28), a celebração também foi de louvor em ação de graças pelo 12 anos de ordenação episcopal de dom Gilberto.

Por: Jornalista Patrícia Mirelly