Mapa geográfico da Paróquia de Milagres deve inspirar demais paróquias da diocese de Crato

Compartilhe:

Um quadro contendo o mapa com a delimitação territorial da Paróquia Nossa Senhora dos Milagres, de Milagres- CE, foi um dos presentes dados a dom Gilberto Pastana em sua visita aos padres José Eliomar Tavares Serafim, pároco, e Luís Carlos da Silva, vigário paroquial,  deste município, nesta quinta- feira, dia 20 de outubro. O encontro aconteceu durante a tarde e a noite e, além da conversa particular com cada sacerdote, o bispo atendeu a imprensa local e presidiu a Solenidade em comemoração aos 102 anos da diocese de Crato.

Na celebração que também comemorava os três anos da dedicação do altar da Catedral Nossa Senhora da Penha, o bispo, que já esteve outras vezes neste município, foi presenteado com o carinho do povo que o aplaudiu desde a entrada na porta principal até a chegada ao altar. No final da missa dom Gilberto ganhou uma estola, mas um dos presentes que teve maior destaque foi o quadro com o mapa territorial da cidade, mostrando a divisão de Milagres através dos onze setores e quarenta duas capelas da paróquia. No mapa cada setor é diferenciado por uma cor, o que facilita a localização e identificação de cada capela.

Da esquerda para direita: padre Luís Carlos, dom Gilberto e padre José Eliomar. (Foto: Patrícia Silva)
Da esquerda para direita: padre Luís Carlos, dom Gilberto e padre José Eliomar. (Foto: Patrícia Silva)

O bispo, que havia comentado com o padre Eliomar durante a conversa o desejo de ter uma cópia do mapa, disse que este será um incentivo para que as demais paróquias da diocese também façam o seu. “Eu tinha pedido ao padre uma cópia do mapa para levar, porque levando o mapa levo todos vocês comigo. Vou levar este modelo para incentivar os demais padres para que possam fazer o mapa da área geográfica de sua paróquia”, disse a assembleia.

Com esta visita aos padres de Milagres, dom Gilberto Pastana já cumpriu 61% do calendário de visitação in loco aos sacerdotes das paróquias, áreas pastorais e santuários da diocese de Crato, sendo onze na forania 1, oito na forania 2, nove na forania 3, uma na forania 4 e sete na forania 5, ou seja, 36 visitas foram realizadas faltando apenas 23 que devem ser feitas até o final deste ano.

Diálogo com a imprensa

Dom Gilberto participando ao vivo da programação da rádio Onda Sul FM. (Foto: Joaquina Nascimento)
Dom Gilberto participando ao vivo da programação da rádio Onda Sul FM. (Foto: Joaquina Nascimento)

Com a imprensa dom Gilberto falou sobre o objetivo da visita que é conhecer os padres da diocese, aonde eles trabalham, como eles trabalham, as dificuldades que estão encontrando, como está acontecendo a pastoral na paróquia, se têm os diversos conselhos, que tipo de pastoral diocesana é presente na paróquia e o que tem na paróquia que talvez não tenha na diocese. “Pra mim estes dados são importantes para que a gente possa depois, como diocese, melhorar a nossa ação, o nosso jeito de evangelizar. Jesus nos ensina a conhecer bem as pessoas e a realidade para ali então anunciar a sua palavra”, explicou.

O bispo ainda utilizou a imprensa para informar que estará disposto a proporcionar uma comunicação ainda mais dialógica e, citando o encontro que acontecerá dia 28 de novembro com os prefeitos eleitos dos trinta e três municípios que fazem parte da diocese de Crato, disse também que procurará caminhar com o poder público tendo em vista o bem comum do povo. “Estarei sempre aberto a atender os repórteres para colocarmos em comum aquilo que é o projeto da diocese, discutirmos soluções para as cidades. Queremos caminhar juntos naquilo que é o objetivo da Igreja que é evangelizar e fazer com que o homem e a mulher estejam cada vez mais próximos do Senhor”, disse.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts