Luz entre as sombras: seminário acadêmico sobre história da Igreja medieval, no Seminário São José

“Uma idade média mestiça, desbotada e colorida, herética e sincrética, virgem e coberta de ruge, solar e lunar, cortês e amarga, judaica e cristã nova…” (do livro “Medioevo. Um fio di parole”, de Glauco Maria Cantarella)

O Instituto Diocesano de Filosofia e Teologia-IDFT, Seminário São José, sedia nos dias 16 e 17 de junho o Seminário de História da Igreja Medieval, organizado pelo Prof. Jair Rodrigues, ministrante da disciplina “História da Igreja Medieval”, ofertado ao II ano de Teologia (3.º semestre).

O objetivo do evento é de aprofundar o conhecimento sobre as ações da Igreja durante a Idade Média “É preciso conhecer o período medieval de forma integral, não se rendendo às interpretações parciais que tendem a enfocar somente aspectos negativos desse período.”, explica o Prof. Jair. Nesse sentido, não se trata de um encontro apologético, mas de um seminário acadêmico que proporcione um diálogo sobre o papel da igreja na formação da identidade de nossa civilização.

O palestrante convidado é o Prof. Luiz Carlos Luz Marques. Tendo o título de Doutor em História das Religiões pela Università degli Studi (Bologna, Itália) e ainda, professor nos cursos de mestrado e doutorado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap; aborda, nesse encontro, narrativas medievais por um viés contraposto, buscando o resgate de uma memória medieval mais sincera.

( Da esquerda para a direita: Prof. Luiz Carlos Luz Marques – palestrante convidado – Padre Acurcio Barros -reitor do Seminário – e Prof. Jair Rodrigues. Foto: Reprodução)

Para o seminarista Leonys Cristian (II ano de Teologia), o evento veio em boa hora, uma vez que existe um déficit na abordagem da história medieva, dado a falta de informações fidedignas ou o exacerbado número de interpretações tendenciosas, delineando sempre uma análise negativa. Perceber o contributo desse período para a atualidade é como acender uma luz em meio às sombras. O encontro é aberto a leigos e outros estudiosos. A senhora Josenizia Rabelo, médica psiquiátrica e aluna do Curso Bíblico do Prof. Jair, comentou que estudar o período medieval é conhecer as raízes nas quais estabelece a religião cristã e a civilização ocidental. Ela que atua no ministério de Liturgia e é ministra extraordinária da comunhão, diz se apaixonar cada vez mais pela Igreja, dada a profundidade do conhecimento histórico.

O evento iniciou hoje, 16, às 8h, com execução da música “Iesu, Rex admirabilis”, de Palestrina, pela Escola de canto Iesus Salvator, do Seminário São José. A composição, que data meados (ou fim) do século XVI, período da renascença e classificada pelo seu estilo madrigal, remete às tenazes da Idade média e sua rica produção cultural. A programação segue com atividades até a manhã de sábado, 17, com palestras, debates e apresentação de trabalhos acadêmicos.

O convidado ainda ministrará nesse mesmo sábado a palestra: “RELENDO O CRISTIANISMO HOJE A PARTIR DE SUAS ORIGENS”, que se dará no auditório do Office Cariri em Juazeiro do Norte, das 15h às 17h. Informações e reservas pelo telefone (88) 9 8807.3760.

(Escola de canto Iesus Salvator, do Seminário São José. Foto: Reprodução)