As comemorações pelo aniversário de 70 anos de Dom Fernando Panico continuam. Na manhã de hoje, 29 de dezembro, a Diocese de Crato ganhou mais dois presentes, frutos da missão episcopal do quinto Bispo Diocesano: o novo Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico, que acolherá jovens em preparação para ingressar no Seminário Maior, e o Lar Sacerdotal Monsenhor Montenegro, que receberá padres aposentados, ambos localizados no bairro Grangeiro, na cidade de Crato- CE.
Concluída em 120 dias, a obra foi construída em um terreno, doado em herança à Diocese de Crato, pelo Monsenhor Montenegro.
O espaço possui uma área de 700 mil metros quadrados e, segundo o ecônomo da Diocese de Crato, Padre Joaquim Ivo Alves dos Santos, as despesas com a construção, realizada com recurso financeiro da Cúria Diocesana, custaram R$ 451.800,00.

Demonstrando felicidade pelas contribuições que os espaços trarão para a região, Dom Fernando se mostrou grato, em especial, ao Monsenhor Montenegro e seus familiares. “Agradeço a Deus porque esta inauguração acontece no contexto da celebração dos meus 70 anos. Recebo com toda a Diocese este presente, que vem da misericórdia de Deus, graças ao Monsenhor Montenegro e os seus familiares”, disse.
Com oração e aspersão de água benta, Dom Fernando abençoou todo o espaço, sendo acompanhado por padres e leigos da Diocese.
Seminário
Os seminaristas que se preparam para ingressar no Seminário Maior, onde cursarão Filosofia e Teologia, irão morar pelo período de um ano no Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico. Antes os candidatos ao sacerdócio residiam na casa paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Barbalha.

“Agora estamos em nossa casa própria”, afirmou o Reitor do Seminário Propedêutico, Padre Cícero Luciano Lima, que apontou o características do novo espaço como ambiente agradável, propicio para o estudo, oração e vida comunitária como elementos que contribuirão para formação dos futuros padres.
O novo seminário dispõe de uma biblioteca, um refeitório, uma sala de estar, sete dormitórios, área de lazer e uma Capela dedicada a São João Paulo II, a primeira da Diocese a ter como patrono o Papa polonês. Na Capela está uma relíquia do Santo. É um pingo do sangue que São João Paulo II derramou em um atentado que sofreu na Praça de São Pedro, no Vaticano, na tarde do dia 13 de maio de 1981.
Com tantas motivos que incentivam a oração e tendo como cenário a vegetação da Chapada do Araripe, os primeiros seminaristas que irão morar neste espaço, aprovaram a obra. “Estou muito feliz. O espaço é muito acolhedor”, disse José Felício Borges, da cidade de Brejo Santo. “O sacerdócio é um caminho da graça de Deus, e nós nos sentimos felizes em ser acolhidos desta forma pela Diocese de Crato”, falou Paulo Raul dos Santos, de Moreilândia (PE), cidade pertencente a Diocese de Salgueiro.

Os dez seminaristas que ingressarão no Propedêutico, em 5 de fevereiro de 2016, foram apresentados após a bênção da Capela. Nove deles pertencem a Diocese de Crato e um a Diocese de Salgueiro.
Os blocos do Seminário homenagearam o Bispo Emérito e sacerdotes importantes da Diocese de Crato. O bloco dos apartamentos recebeu o nome de Dom Newton Holanda Gurgel; para a biblioteca, foi dado o nome do Monsenhor Vitaliano Mattioli; e o bloco que compreende a cozinha e refeitório, foi denominado de Monsenhor Montenegro.
Lar Sacerdotal
O Lar Sacerdotal funciona na residência onde o Monsenhor Montenegro morava e consiste em uma casa grande, com quatro quartos.

Segundo Dom Fernando um dos sonhos do Monsenhor Montenegro era “construir o Lar Sacerdotal na casa dele para os padres, da Diocese de Crato e adjacências, que queiram passar por aqui e viver tranquilamente sua vida sacerdotal já um pouco cansados e aposentados, mas sempre sacerdotes, para os quais devemos muita estima pelos trabalhos realizados”.
O desejo do Bispo é construir no espaço mais residências, blocos de casas que possibilitem aos padres idosos morarem com algum parente ou a pessoa que o acompanha.
Inaugurado, o Lar Sacerdotal já está apto à acolher os presbíteros.





