O bispo diocesano, dom Gilberto Pastana, esteve neste sábado (29) ministrando o Sacramento da Crisma na Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres, em Milagres-CE. No total, 400 cristãos, em sua maioria jovens, foram fortalecidos em seu batismo pela graça do sacramento. O momento, que foi divido em duas celebrações eucarísticas, concelebradas pelo pároco padre Ronaldo do Nascimento e pelo vigário, padre Rafael Souza, significou para a juventude reunida aquilo que Pentecostes foi para os Apóstolos (cf At 2, 1-12).
É no Sacramento da Crisma que acontece, de fato, a decisão pelo seguimento à Cristo. Pelo dom concedido pelo Espírito Santo, cada pessoa se dispõe a, por palavras e obras, ser testemunha de Cristo, no anúncio do Evangelho e defesa da fé. Ao se decidirem livremente por uma vida como filho de Deus, cada crismado obtém a força, pela graça do Espírito Santo, para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e atos.
De acordo com o bispo diocesano, dom Gilberto, a Crisma é o sacramento da maturidade na vida cristã. Guiados por este Espírito, assim como Jesus no deserto, é possível vencer as tentações do demônio. “Jesus tinha absoluta confiança que estava com o Espírito Santo, e que venceria as tentações do inimigo. E venceu, porque estava conduzido pelo Espírito do Senhor. Esse espírito que motiva a vida cristã, a vida em Deus. Nós só vencemos o pecado, quando nós usamos do Espírito Santo, porque sozinhos não somos capazes”, pontuou.
A partir do sacramento, a expectativa é que cada jovem faça a diferença na Igreja, na sociedade e que consiga viver os valores cristãos no estudo, no trabalho e nos demais contextos de sua vida.
Sob a imposição das mãos do pastor diocesano e a unção com o óleo do Crisma, os jovens encerraram a catequese cristã e foram enviados para a missão, no desejo maior de se assemelharem a Cristo em seu ser, pensar e agir. Como o jovem Rondinele Laurindo que durante o período de um ano, se preparou para receber o sacramento. “Foi um momento maravilho. Quero muito poder participar agora lá na comunidade, da festa de São Francisco lá na capela, quero ir todos os dias. E das outras coisas, também. Quero me engajar no que eu puder”, declarou satisfeito.
Por Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação
















