Jovens candidatos ao Seminário Propedêutico se reúnem com Dom Gilberto

Compartilhe:

“Preocupem-se, agora, não em ser padres, mas em ser bons cristãos”, afirmou o bispo, Dom Gilberto, em encontro neste sábado, dia 18, com os jovens candidatos ao Seminário Propedêutico, que iniciaram, na sexta-feira, 17, retiro espiritual.

Durante a conversa, regada a boas risadas, no Centro de Expansão Dom Vicente Araújo Matos, em Crato, o bispo esclareceu os pontos fundamentais sobre os quais todo futuro presbítero deve refletir para poder traduzi-los na prática: “É a vivência que vai definindo o chamado. E, neste caminho, busquem aprender a ser humildes, obedientes, solidários, irmãos, para responder, com fidelidade, o chamado do Senhor. E ele não engana. Tem que tomar a Cruz e segui-lO. Cada dia que vai passando, a gente vai aprendendo o significado dela [da Cruz]”.

No seminário, acrescentou o pastor diocesano, “vocês vivem juntos para aprender a se conhecerem e a ajudar-se, por isso devem aceitar este aprendizado, conformando a suas vidas à vontade do Senhor”.

<< Conversa foi regada a boas risadas: alegria do Evangelho deve ser impulso na caminhada. Fotos: Patrícia Mirelly >>

Retiro

Os jovens, vindos das mais diversas paróquias da Diocese, participaram de um retiro espiritual, cujo pregador foi o Padre Paulo Borges, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Crato.

Na programação, além de temas importantes para a vida sacerdotal, destacam-se também as partilhas, os desertos, as orações e Missas. Após cada reflexão era proposto para os seminaristas, um tempo de oração e meditação, ao qual, todos aproveitaram para o crescimento espiritual.

<< Jovens que aspiram entrar no Seminário Propedêutico ano que vem. Fotos: Patrícia Mirelly >>

 

Para saber mais:

O Propedêutico é o período no qual o jovem rapaz faz um processo de discernimento vocacional um pouco aprofundado, ao mesmo tempo em que ele é iniciado no processo formativo sacerdotal. Essa fase de formação Propedêutica, tem em média duração de um ano, podendo este ser aumentado ou diminuído, dependendo do ordinário local (Bispo diocesano). Os jovens que moram no Seminário Propedêutico, chamados Seminaristas Propedeutas, recebem acompanhamento em diversas áreas: psicológica, pedagógica, espiritual, dentre outras.
Fonte: CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA (PARA OS SEMINÁRIOS E AS INSTITUIÇÕES DE ESTUDOS); Documento informativo; O PERÍODO PROPEDÊUTICO
Texto e fotos: Patrícia Mirelly, Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts