“Jesus todo, todo de Jesus!”. Fraternidade O Caminho renova e acolhe novos vínculos de leigos associados

Compartilhe:

Neste quarto domingo do mês de agosto, dia 26, data em que a Igreja celebra a vocação dos leigos e leigas, a Fraternidade O Caminho renovou e acolheu novos vínculos de leigos associados, em uma Missa presidida pelo bispo dom Gilberto Pastana, ao fim da manhã, na Capela do Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato.

Antes de iniciar o ritual o bispo falou sobre a importância do compromisso que cada um estava prestes assumir, lembrando que o vínculo os torna parte da graça de Deus. “’Ninguém pode vir a mim a não ser concedido pelo Pai’, disse Jesus. Hoje quatro de vocês serão vinculados e outros renovarão os vínculos, isso que dizer: ‘eu faço parte, eu não estou fora, me vinculo, me torno pela graça de Deus’. Eu não posso ser cristão do meu jeito, a minha maneira, mas somente a maneira de Jesus. Os que optaram por seguir a Jesus tem que confirmar a vida dele. O processo de ser cristão é um processo permanente. O que o mundo oferece não nos preenche, a riqueza não nos preenche o que nos preenche é o Espírito Santo”, disse.

Dispensando a formalidade, o que tornou mais próxima a presença humilde de Jesus no meio da assembleia formada pelos cerca de cem participantes do Congresso Regional de Aliança, iniciado ontem, dom Gilberto, logo após a homilia, iniciou o ritual.

Primeiro os quatro jovens que manifestaram o desejo de ingressarem na comunidade de aliança foram chamados à frente, responderam as perguntas feitas pela coordenadora local da Fraternidade e receberam a pertença, que é em formato de uma cruz. “Receber a pertença significa que, após o período de preparação, já estamos aptos a evangelizar onde for necessário. É uma consagração a nossa missão”, explicou José Robson dos Santos, coordenador da missão Juazeiro do Norte.

O momento foi de muita emoção. “É um sim a mais a Deus, ao nosso carisma específico e a Igreja onde ela precisar. A escolha deste dia foi providência de Deus. Por ser no dia do leigo, dentro do mês vocacional, a gente fica feliz, é como se fosse um presente de Deus pra nós. Espero dar o meu sim a Deus a cada dia naquilo que ele me pede, que a minha comunidade pede e naquilo que a Igreja pede a nós como carisma, comunidade e Igreja”, disse Paulo Vitor dos Santos, um dos quatro que se vinculou.

Logo após a vinculação dos membros que ingressaram na Comunidade de Aliança foi feita a renovação dos vínculos dos que já pertenciam a ela e, em seguida, teve continuidade o ritual da Missa, que foi concelebrada pelo monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo.

Os leigos que participaram do Congresso, concluído após a celebração eucarística, faziam parte da Região Nossa Senhora do Carmo que é composta pelas missões do Ceará, Recife, Aracaju e Maceió.

Para saber mais sobre a missão dos leigos associados na Fraternidade O Caminho acesse o link: http://ocaminho.org.br/afraternidade/comunidade-de-alianca

 

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts