Acompanhado pelos padres Joaquim Ivo e José Eliomar, dom Gilberto Pastana exerceu na manhã desta quinta-feira, 31 de maio, dia de Corpus Christi, uma das partes mais nobres do episcopado: o serviço. Como Igreja em Saída ele foi até algumas famílias carentes do bairro Batateiras, localizado em Crato, levando o pão como alimento e partilhando também Palavra de Deus, que dá sustento à vida.
No percurso, o bispo parava para falar com as famílias, abençoar as casas, mas não se esquecia de incluir no diálogo o questionamento sobre como está à atuação do poder público naquela região.
Para as crianças, tão queridas pelo bom pastor, o encontro foi uma verdadeira catequese. Entre um sorriso e outro, um afago de pai, o bispo iniciava uma oração e quando elas não sabiam recitar, ele os ensinava pacientemente.
Com esta atitude de dom Pastana, a grande lição para este dia em que celebramos a solenidade de Corpus Christi é que, alimentados pelo Corpo e Sangue do Senhor, que renova a esperança de um mundo melhor, não podemos esperar, temos que ir ao encontro, conhecer as mazelas que atingem o povo e contribuir para o processo de conscientização do papel de cada um na construção de uma vida digna para todos. Isso foi o que Jesus fez. Isso é o que devemos fazer se quisermos perpetuar a história de salvação recordada em cada eucaristia.







