Rezemos para que a oração com a Palavra de Deus seja alimento nas nossas vidas e fonte de esperança nas nossas comunidades,
ajudando-nos a construir uma Igreja mais fraterna e missionária.
Reflexão:
Este mês de janeiro, o Papa Leão pede-nos que rezemos para que a oração com a Palavra de Deus seja alimento nas nossas vidas e fonte de esperança nas nossas comunidades, ajudando-nos a construir uma Igreja mais fraterna e missionária.
Num mundo tão acelerado como aquele em que vivemos, é difícil rezar. Mas todos precisamos da oração. Por vezes, limitamo-nos a agarrar-nos às orações de outros, que viveram uma vida mística profunda, a acompanhar a celebração litúrgica da Igreja e a difundir devoções que nos são muito queridas…
Tudo isto nos ajuda, mas nada nutre melhor a nossa relação pessoal com Jesus Cristo do que o contacto pessoal, de «coração a coração», com o seu Evangelho.
A oração com a Palavra de Deus é fundamental, pois ela capacita-nos melhor para a compreensão da nossa fé, permite-nos construir comunidade e estimula-nos a encontrar a realidade para além de nós próprios, especialmente junto daqueles que mais precisam de nós. Escutar Deus para viver melhor. Que não passe um dia sem recebermos uma Palavra do Senhor. E que essa Palavra inspire uma ação, um gesto, uma decisão.
Porque a Palavra rezada alimenta a alma, acende a esperança e lança-nos na missão (cfr. Passo 1 d’O Caminho do Coração – «No princípio, o amor»).
Como nos dizia o Papa Francisco, «A Palavra de Deus é para todos, chama à conversão e torna-nos anunciadores. (…) isto significa que a proximidade de Deus não é neutral, a sua presença não deixa as coisas como estão, não defende o “não te rales”. Pelo contrário, a sua Palavra mexe connosco, desinquieta-nos, incentiva-nos à mudança, à conversão: põe-nos em crise, porque “é viva, eficaz e mais afiada que uma espada de dois gumes (…) e discerne os sentimentos e intenções do coração” (Hb 4, 12)» (Homilia do Domingo da Palavra de Deus, 2023).
Oração
Senhor Jesus, Palavra viva do Pai, em ti encontramos a luz que guia os nossos passos. Sabemos que o coração humano vive inquieto, faminto de sentido, e só o teu Evangelho pode dar-lhe descanso e plenitude.
Ensina-nos a escutar-te todos os dias nas Escrituras, a deixar-nos interpelar pela tua voz e a discernir as nossas decisões a partir da proximidade do teu Coração. Que a tua Palavra seja alimento no cansaço, esperança na escuridão e força nas nossas comunidades.
Senhor, que nunca falte nos nossos lábios nem no nosso coração a Palavra que nos faz filhos e irmãos, discípulos e missionários do teu Reino.
Faz de nós uma Igreja que reza com a Palavra, que nela se edifica e a partilha com alegria, para que em cada pessoa renasça a esperança de um mundo novo.
Que a nossa fé amadureça no encontro contigo através da tua Palavra, mobilizando-nos, a partir do coração, para ir ao encontro dos outros, servir os mais vulneráveis, perdoar, construir pontes e anunciar a vida.
Amém!
Atitudes
- Entrar diariamente em contacto com a Palavra
Lê uma breve passagem do Evangelho todos os dias e repete uma frase ao longo do dia. - Reservar um dia da semana para rezar com o Evangelho
Lê, medita, reza e contempla um texto bíblico. - Deixar que a Palavra te acompanhe, enquanto trabalhas ou estudas
Escolhe uma frase que te inspire durante a semana. - Partilhar a Palavra em família ou na comunidade
Cria um momento para uma frase ou reflexão bíblica durante uma refeição ou encontro. - Transformar a Palavra em gestos concretos
Vive a Palavra que rezaste com uma ação simples: consolar, escutar, servir.





