A Coordenação Diocesana de Pastoral, os coordenadores de pastorais e ministérios diocesanos, representantes das comunidades eclesiais de base, das novas comunidades, da Renovação Carismática Católica (RCC), dos religiosos (CRB), juntos aos párocos e administradores, com os coordenadores das paróquias, formam o Conselho Diocesano de Pastoral.
Neste sábado (18), no Auditório da Sé Catedral, em Crato, eles se reuniram em mais um encontro, dessa vez para debater e refletir as ações sociais desenvolvidas em cada paróquia, além da iniciação à vida cristã (batismo, primeira eucaristia e crisma).
Segundo o bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, essa metodologia (que reúne padres, diáconos e leigos) é muito importante, porque ajuda a colocar em comum o que tem sido realizado.
Pastorais sociais
As reflexões e debates trataram dos trabalhos sociais nas paróquias, a partir de um questionário distribuído na última reunião do conselho, realizado no mês de maio. O resultado mostrou a participação ativa das pastorais da Criança, Dízimo, Pessoa Idosa e Sobriedade. As demais, como Juventude, Comunicação e AIDS, embora tímidas, também demonstram atuação.
Na avaliação do coordenador de pastoral, Padre Vileci Vidal, há muitas atividades desenvolvidas nas paróquias, mas falta uma equipe para organizá-las e coordená-la. “A diocese tem a sua dimensão social, e a gente precisa conhecer e expressar esse rosto”, contou. De acordo com ele, é graças ao dízimo que tudo isso pode ser possível, dada a sua dimensão social, eclesial e religiosa. “Essa dimensão social precisa ser, também, uma prestação de contas, para que as pessoas percebam que o dinheiro arrecadado também faz atendimento à vida social da comunidade”.
As pastorais sociais, como o próprio nome sugere, é uma dimensão da Igreja comprometida com a evangelização e a promoção humana.
Vida cristã: iniciação
A pauta da reunião também tratou da iniciação à vida cristã (batismo, primeira eucaristia e crisma), elucidando o II Congresso Bíblico Catequético, acontecido no mês de julho, em Crato, no Centro de Expansão. Adiante, as paróquias de São Francisco, em Crato, Nossa Senhora dos Milagres, em Milagres; Santo Antônio, em Antonina do Norte, e São José, em Missão Velha, partilharam suas experiências na catequese.
A reunião Conselho Diocese de Pastoral acontece duas vezes em cada semestre. A próxima está marcada para o dia 18 de novembro.
Redação: Patrícia Mirelly
Fotos: Patrícia Silva











