Imagem de São José Operário comemora 80 anos de veneração na Paróquia de Ponta da Serra

Compartilhe:

A Paróquia dedicada a São José Operário, localizada em Ponta da Serra, distrito de Crato, celebrou dias de festa, em comemoração aos oitenta anos da chegada da imagem do padroeiro, que é venerado no altar-mor da Igreja Matriz. Para este dia grande para toda a comunidade, a paróquia preparou um tríduo, que teve sua conclusão na noite deste domingo, 29 de novembro, com a Missa em Ação de Graças.

Presidida pelo bispo diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana, a Celebração Eucarística foi concelebrada pelo Pároco, Padre José Ricardo, pelo Vigário Paroquial, Padre Luís Carlos e pelo Monsenhor João Bosco Cartaxo, que durante 27 anos assumiu o pastoreio desta porção dos filhos de Deus.

Olhar para a imagem de São José, disse Dom Gilberto, recorda o testemunho de vida do santo. “Hoje, vocês que pertencem a esta família paroquial que tem como padroeiro São José Operário, celebram o aniversário da chegada da imagem de São José a esta comunidade. Esta imagem, que nos reporta a sua vida, ao seu testemunho, nos reporta para a sua contribuição para a Salvação”.

Dentro das comemorações desta data jubilar, a comunidade paroquial, envolvendo as pastorais e movimentos, vivenciou uma programação especial. Durante os finais de semana, a imagem do padroeiro do distrito peregrinou por todas as capelas pertencentes ao território paroquial. Lá, segundo a organização, a comunidade rezava a Consagração a São José. Como gesto concreto desta  visita, plantaram uma árvore.

Como marco da celebração, ao final da Santa Missa, Dom Gilberto corou a imagem de São José com um resplendor. Todo o momento foi acompanhado por representações das mais de vinte comunidades que integram a paróquia de São José Operário.

 

80 anos da Imagem

A imagem de São José doada por Raimundo Matos Brito, foi confeccionada no Rio de Janeiro, chegando a cidade de Crato no ano de 1940. Levada para o Sitio Juá, a imagem ficou na residência do senhor José Correia, de onde aconteceu uma grande procissão no dia 21 de novembro daquele ano.

Dias mais tarde, em 24 de novembro acontecia a Bênção do Altar e da imagem de São José colocada na então Capela de São José Operário. A partir desde dia, a comunidade passou a celebrar novenas em honra ao padroeiro, até no ano de 1964, quando a festa foi transferida para o dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador.

 

 

 

Por Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts