Com o intuito de propor uma conscientização do papel da juventude frente às discussões da atualidade, acontece em Crato- CE, o II Intercâmbio Nacional de Juventudes que traz como tema “Juventude e resistência: semeando o bem viver, na construção do projeto popular”. O evento, realizado pela primeira vez na Diocese de Crato, iniciou ontem, 23, e segue até o próximo domingo, 26.
Sendo articulado pela Cáritas com o apoio da Pastoral da Juventude, o encontro possui um caráter inter-religioso e conta com a participação de jovens do Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Sergipe e Alagoas.

O II Intercâmbio de Juventudes, segundo o coordenador da Pastoral da Juventude da Diocese de Crato, Licaon Rocha, é uma ação que permite a atuação dos jovens no presente, diante das realidades políticas. “Buscamos defender a causa do jovem, do menos favorecido e marginalizado da sociedade. Procuramos aqui construir um projeto popular consciente para as juventudes. A juventude é o amanhã, então não adianta que deixemos para pensar em projeto popular, em políticas públicas amanhã. Construindo esse alicerce hoje poderemos fazer com que ele aconteça de forma mais positiva e participativa”, disse.
Celebrações, oficinas, mesas redondas, momentos de trocas de experiência, visitas as comunidades e um ato público contra a redução da maioridade penal, fazem parte da programação do encontro.

“Este é um momento importante porque aqui podemos partilhar e construir vida em todos os sentidos. Queremos construir vida nas diversas formas, diversas expressões. Isso é o que fez com que eu saísse lá da Diocese de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, para vir até aqui em busca de compreender novas experiências e partilhar o que acontece em nosso Estado” falou Franciel Risson.
O ato público contra a redução da maioridade penal, assunto que está em questionamento na sociedade brasileira, será realizado amanhã, pela manhã, através de uma caminhada pelas ruas de Crato, encerrando na Praça da Sé, onde os jovens defenderão a luta pela vida da juventude, em comunhão com o posicionamento assumido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).





