Encerrando a programação da visita pastoral de dom Fernando Panico em Umari- CE, hoje, 15, a pedido do bispo, a coordenação alterou a programação incluindo, antes da missa de encerramento, uma visita aos presos da delegacia pública e aos enfermos do hospital municipal para, como uma igreja em saída, levar a boa nova da salvação de Cristo.
“Vocês estão aqui se purificando dos erros cometidos. Esta é uma provação que estão passando, portanto aproveitem para não voltar mais a praticar coisas erradas. Todos nós somos humanos e podemos cair no erro, não se sintam excluídos por isso, mas não voltem a pecar. Venho aqui para dizer que Deus ama cada um de vocês. Ele é pai e não os abandonou”, falou dom Fernando aos detentos.
Com as características do bom Samaritano, descrito no evangelho de Lucas capitulo 10, o preso José Julião da Silva, 37, falou sobre o bispo como alguém que trouxe conforto ao seu coração. “Nós erramos, só não podemos mais errar. O bispo trouxe pra gente a presença de Deus, colocou alegria em nossos corações”, disse.

Já a doméstica Maria do Socorro Rodrigues, 39, irmã de Cícero Rodrigues, acusado de homicídio que aguarda julgamento há 2 anos, falou que a presença do bispo provoca o desejo de uma mudança de vida nos detentos. “Aqui é muito carente da palavra de Deus. Eles erraram, mas acredito que podem se converter, não podem ser excluídos. Estou feliz em sentir o cuidado da igreja, na pessoa do bispo e padres, com o meu irmão”, falou.
Dentro da visita missionária não só católicos são acolhidos pelo bom pastor. No encontro com os enfermos nos leitos do hospital municipal, a costureira Cícera Soares, 40, que é membro da Igreja Batista e estava com seu filho Joab Soares, 5, disse se sentir contemplada pelo cuidado do bispo. “O pastor tem que acompanhar o seu rebanho, apesar de eu ser evangélica acredito no mesmo Deus. A presença do bispo nos anima, vemos o quanto se preocupa, cuida de suas ovelhas. Que bom que ele está fazendo esta visita. Faço minha oração para que Deus abençoe por ele onde vai passar e as pessoas que vai abençoar”, disse.

Após esta programação dom Fernando presidiu a celebração da Santa Missa na Matriz de São Gonçalo do Amarante, concluindo sua primeira visita pastoral de 2015, sendo avaliada de forma positiva pelo Pe. Luismar, que complementou dizendo que esta atividade missionária o incentivou a, como sacerdote, ser ainda mais presença na vida das comunidades, com uma organização pastoral e indo de encontro daqueles que mais precisam da presença de Cristo.
A próxima visita pastoral acontecerá na Paróquia de São José, em Potengi.





