Igreja: comunidade de pessoas que conhecem a Cristo

Compartilhe:

HOMILIA DA SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

IGREJA: COMUNIDADE DE PESSOAS QUE CONHECEM A CRISTO

“Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé.”

Celebrar os Apóstolos Pedro e Paulo como testemunhos de fé da Igreja una, santa, católica e apostólica é recordar e ter consciência da vitalidade das raízes de onde nós surgimos. Pedro é a Pedra que recebe sua firmeza diretamente da pedra angular que é Cristo; e Paulo é a Fonte de onde flui o ardor missionário nascido do encontro com o Senhor Ressuscitado. Celebrar essa memória é recordar o caminho de nossa fé ao longo destes dois milênios e pensar no nosso próprio seguimento de Jesus. Uma solenidade que nos convida a professar a fé e a assumir o compromisso da missão.

A Primeira Leitura, mais do que destacar o personagem Pedro, deseja apresentar a vida dos primeiros cristãos logo após a ressurreição de Jesus. Por isso, enfatiza que a libertação de Pedro não é resultado de forças da violência, mas da confiança em Deus pela oração (At 12,5). A oração da comunidade é respondida com a intervenção de um mensageiro de Deus (At 12,7). A oração recebe a resposta de Deus de modo semelhante como muitas vezes experimentamos quando pedimos e ou agradecemos a Deus.

A Segunda Leitura nos coloca diante de Paulo escrevendo seu testamento espiritual a um amigo e colaborador missionário. Usando as imagens da oferta do sacrifício, da luta e da competição esportiva, mostra o final de uma vida oferecida à evangelização. Todavia, ao contrário da coroa de louros oferecida aos atletas (2Tm 4,8), o Apóstolo tem plena certeza de que receberá a Cristo. Compreendemos que no fim de vida um discípulo de Jesus, apesar dos perigos, desafios e provações, sempre apresentará a permanente presença do Senhor em meio a todas elas.

O Evangelho nos introduz no centro da fé dos discípulos em Jesus. Ao fazer sua profissão de fé, Pedro se torna a voz que comunica a fé da sua comunidade e recebe de Cristo nova identidade e missão.

A questão que Jesus propõe é fundamental para a compreensão da sua identidade (Mt. 16,13). A multidão compreendia e afirmava que Jesus falava em nome de Deus. Apesar de enxergá-lO como um profeta enviado da parte de Deus, faltou a ela o passo decisivo que leva ao encontro pessoal como aconteceu com Zaqueu, com o cego Bartimeu ou com a Samaritana. Por isso permaneceram como “discípulos da curiosidade”. Os discípulos caminhavam com Jesus há quase três anos e mesmo assim muitos ainda não sabiam quem Ele era e qual era a sua missão como Messias.

Em resposta à sua profissão de fé, Pedro é chamado de bem-aventurado porque já possuía no coração algo precioso que o restante dos discípulos ainda buscava alcançar. Tão precioso que não é fruto puramente da inteligência humana, mas da misericórdia de Deus (Mt 16,17). Jesus então confere nova identidade ao discípulo. Pedro torna-se como pedra, rocha. Recebe o compromisso de manter-se firme e confirmar os outros discípulos na fé professada. Para ser capaz de tão grande missão, Pedro recebe as chaves do Reino dos Céus e o poder de ligar e desligar as coisas dos Céus e da terra (Mt 16,19). As chaves representam a missão da Igreja de refletir e anunciar o mistério do Reino anunciado por Jesus Cristo.

A vida e a evangelização das duas colunas da Igreja que hoje celebramos não se apoiam sobre uma mensagem intelectual, mas sobre uma experiência pessoal e transformadora que resulta numa caminhada sofrida e testemunhada com a palavra do Evangelho de Jesus Cristo. O lugar de Pedro e dos seus sucessores não é um “cargo-honra” ou o topo de uma escada onde se corre para subir os degraus enquanto se derruba os irmãos de fé. É um serviço, o serviço de apascentar as ovelhas do Senhor (Jo. 21, 15ss). Ser Testemunha de Cristo, pastor e servo dos cristãos são direitos e deveres que Cristo passou a Pedro e a Paulo e aos seus sucessores, os bispos de Roma, mas também a todos nós que uma vez batizados nos tornamos igualmente discípulos seus.

Por isso, ao longo de nossa vida e missão, o Senhor permanece mirando nossos olhos; com amor e sorrindo, repete a pergunta: “E vós, quem dizeis que Eu sou?” (Mt. 16,15). Nossa resposta, como reflexo de nossa caminhada ao seu lado, de modo semelhante a Pedro e Paulo, não pode ser algo mecânico e intelectual, mas fruto da presença de Deus em nossa vida e eco da verdade que carregamos no nosso coração.

Rezemos pelo Santo Padre, sucessor de Pedro, para que Deus Uno e Trino, que o confiou tão desafiante e sublime missão, o ilumine e o torne, cada vez mais, capaz de confirmar na fé a nós, os seus irmãos.

Pe. Paulo Sérgio Silva

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Farias Brito.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts