Ide evangelizar: Jornada Diocesana da Juventude é realizada em Juazeiro do Norte

Compartilhe:

Reunidos em torno do Altar do Senhor, sob a bênção paterna do pastor diocesano dom Gilberto Pastana de Oliveira, as expressões jovens encerram mais uma edição da Jornada Diocesana.

Foi um dia inteiro de atividades, começando às oito da manhã deste domingo (27), Solenidade da Santíssima Trindade. O destino da jornada foi a Paróquia Nossa Senhora das Candeias, no Frei Damião, em Juazeiro do Norte. Lá, aconteceram momentos de catequese e visita às famílias, tudo sob a condução dos próprios jovens, inspirados pelo tema: “Não tenhas medo, Maria, pois achastes graça diante de Deus”, passagem retirada do Evangelho de São Lucas.

De acordo com o padre José Ricardo Barros, assessor espiritual do Setor Juventude e pároco do distrito Ponta da Serra (Crato), a Jornada Diocesana é uma preparação da Jornada Mundial, que, em 2019, vai acontecer no Panamá. “É um momento, para que os jovens possam se unir, enquanto igreja local, e, assim, refletirem os temas propostos pelo Santo Padre. Este ano, estamos refletindo um tema mariano. No próximo ano, Maria será, novamente, centro da Jornada Diocesana da Juventude. O jovem, então, é chamado a colocar a sua vida à disposição do Reino de Deus”, afirmou.

Mesmo com a paralisação dos caminhoneiros, que dificultou o deslocamento dos jovens até Juazeiro do Norte, Padre Ricardo considerou: “Aqueles que vieram, participaram, ativamente, de todos os momentos, das visitas missionárias, das catequeses e dos louvores”.

Ação de graças

A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) foi encerrada com missa, na Igreja Matriz Nossa Senhora das Candeias, presidida pelo bispo diocesano, dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo pároco, padre Geraldo Luiz Canaver, e padre José Ricardo.

Dom Pastana inciou sua homilia fazendo referência às três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Explicou que, por meio dela, aprende-se que há “um só Deus, porém uma comunidade”. Esse Deus, continuou o bispo, faz-se manifestar “através de três pessoas e cada uma delas tem uma missão. Cada uma, vivendo na unidade revela, o rosto misericordioso de Deus. Hoje queremos recordar a pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

O pastor diocesano também recordou que “toda a nossa Liturgia, a nossa oração”, acontecem dentro dessas três pessoas: a oração é dirigida ao Pai, por meio do Filho, na Unidade do Espírito Santo”. E sublinhou a missão de cada uma delas: “O pai é o criador, o nosso criador. Dele se origina todas as coisas, as visíveis e invisíveis . O Filho é aquele que faz a vontade do Pai, não faz nada sem o Pai; e o Espírito Santo é Aquele que é derramado”. Frisando o dia de jornada vivido pelos jovens, afirmou que estes deram um bonito exemplo, pois “comunidade é sinal de unidade”. Em seguida, motivou: “Que esse domingo da Santíssima Trindade nos ajude a compreender o sentido Dela”.

JDJ 2019

Em maio de 2019, a Jornada Diocesana da Juventude será na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Farias Brito.

Entrevistas e fotos: Jornalista Patrícia Silva/ Assessoria de Comunicação

Redação: Jornalista Patrícia Mirelly/ Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts