Nesta terça-feira, dia 8 de dezembro, os sinos ressoavam na cidade de Mauriti anunciando o grande dia da festa patronal dedicada a Nossa Senhora da Conceição, que é preceito para os fiéis. Foi celebrada, a primeira vez, no ano de 1875, chegando em 2020 à 145º edição.
No interior da Igreja Matriz, o presbitério foi solenemente preparado com flores e adornos, tudo para viver bem a liturgia. No altar-mor, a Imagem da Imaculada Conceição resplandecia, jubilosa, acolhendo a todos que ali chegavam para aprender com essa terna Mãe que, em sua vida, meditou os mistérios de Deus no silêncio do coração. Por isso a escolha do tema: “Maria conservava todas essas palavras, meditando-as em seu coração”, retirado do evangelho de São Lucas (Cf: Lc 2, 19).
Neste dia tão solene, a última missa do dia foi presidida pelo pastor diocesano Dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo pároco, padre Edvan Guedes, pelo vigário paroquial, padre Árysson Magalhães e pelo Padre Antônio José, filho da terra.
Em catequese, o bispo falou sobre a importância do sim de Maria. “Hoje a Igreja católica celebra um dia em que marca o sim de Maria. Esse sim que transformou a história da humanidade com a presença do seu Filho Jesus”, disse, acrescentando: “Maria foi agraciada por Deus, sendo escolhida para participar da nova aliança de Deus com a humanidade. Celebrar a festa de Nossa Senhora é pedir ao Pai e a ela que nós nos esforcemos para aprender com Maria a ser sempre alegre, na medida do possível carregar conosco as graças de Deus”.
Para concluir os festejos, aconteceu a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora. O trajeto percorreu 14 ruas e durou mais de uma hora.

Acesse a galeria aqui: https://diocesedecrato.org/festa-de-nossa-senhora-da-conceicao-mauriti-2020/
Por Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação














