Frattelli tutti: Retiro dos presbíteros termina nesta sexta-feira, dia 23

Os padres da Diocese de Crato estão em retiro espiritual deste a última terça-feira, dia 20 de outubro, refletindo a encíclica do Papa Francisco “Frattelli Tutti” (todos irmãos), cujo título é a mensagem de Jesus “encorajando-nos a reconhecermo-nos todos como irmãos e irmãs e a viver assim na Casa Comum que o pai nos confiou”, como escreveu Dom Gilberto Pastana em convite distribuído durante Missa da Unidade. Oitenta padres (entre párocos, administradores paroquiais e vigários paroquiais) e os quatro diáconos transitórios vivenciam esse momento, que deve ser concluído nesta sexta, dia 23.

Todos os anos, no mês de julho, os sacerdotes dão uma pausa nas atividades paroquiais na intenção de renovar a vida de oração e de espiritualidade, por meio da prática do silêncio e da meditação. Geralmente, esse momento é realizado no Centro de Expansão Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, em Crato. No entanto, por causa da pandemia, tem sido feito de forma individual, em casa, ou em grupos de até quatro padres.

O retiro é guiado pelas exortações do Papa Francisco presentes na encíclica “Fratelli tutti”, publicada recentemente e composta por 8 capítulos e 287 itens. Encíclica é uma carta circular do Papa que aborda algum tema da doutrina da Igreja. Essa é a terceira do Papa Francisco, após “Lumen Fidei” (A luz da fé), de 2013, e “Laudato si”, de 2015, sobre a ecologia integral.

Em Juazeiro do Norte, os padres José Gonçalves, Francisco Luís e Alberto Neves, párocos das paróquias Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Lourdes e São João Bosco, respectivamente, juntarem-se na Casa Paroquial onde reside o Padre Alberto para meditar o tema proposto. A experiência foi tão proveitosa, que eles decidiram promover estes momentos mais vezes, para rezar e partilhar os desafios e as alegrias da caminhada pastoral.

“Foi uma experiência nova, mas muito boa e proveitosa. A pandemia, muito embora sendo uma realidade muito difícil, porque a gente ainda encontra famílias muito consternadas com a morte de tanta gente, nos ajudou a ter essa proximidade [entre os padres]. E a gente agradece por esses momentos”, disse Padre Gonçalves.

Retirados em Jardim, a 57 km de Juazeiro, os padres Idemário Muniz e Marcus Dantas, pároco e vigário paroquial, respectivamente, da Paróquia Santo Antônio, junto ao Padre Paulo Evangelista, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Assaré, são da mesma opinião, acrescentando que “o encontro com Deus pode ser feito em todo canto e lugar, desde que estejamos abertos a acolher essa presença amorosa e atuante em nossa história”.

Leia a encíclica do Papa aqui.

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação