Forania 2 celebra investidura de novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

Compartilhe:

As paróquias que compõe a região forânea 2 se reuniram na noite desta quarta-feira (19), na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Salesianos, em Juazeiro do Norte, para acolherem os novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE’S). Na ocasião, 141 candidatos foram investidos ao serviço da distribuição do Corpo de Cristo – a Eucaristia.

Nos irmãos enfermos e impossibilitados de participarem da comunidade, aí está a missão primordial do Ministro Extraordinário, ressaltou o bispo diocesano em sua homilia. “A missão primeira não é servir ao altar, é também, mas isso é um desdobramento do serviço de Deus. A primeira missão é visitar os doentes, e levar a esses a Eucaristia, levar a Palavra e o Corpo do Senhor àqueles que estão impossibilitados de participar da comunidade, esses são os destinatários da nossa missão. É assim que serviremos a Deus, é assim que serviremos a igreja”.

O rito de benção e investidura foi conduzido pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana. Os candidatos ao ministério foram chamados até a frente do altar, reunidos por paróquia. De joelhos, trazendo consigo nas mãos a “Opa” (veste própria para o serviço) e sua Teca (objeto litúrgico utilizado para levar a eucaristia aos enfermos). Agora, os novos ministros devem ser apresentados às suas comunidades paroquiais, onde receberão a carteira de identificação das mãos de seu pároco.

Em suas paróquias, os MECE’s auxiliam os sacerdotes na ação pastoral. Para tamanho serviço, os candidatos passaram por um ano de formação.

Chamados a servir

Para Ana Ermínia, consagrada da Comunidade Católica Shalom, poder dar o seu sim para esse ministério é se comprometer, ainda mais, com o desejo de ser Jesus para o irmão. “É uma grande alegria! O sagrado foi me atraindo e despertando em mim esse desejo de se comprometer com evangelho e com a igreja. Assim como disse Dom Gilberto, que essa vocação é uma vocação comunitária, e ligada a minha vocação de consagrada como Shalom, me sinto ainda mais no dever não só de levar, mas de ser Jesus nesse mundo de hoje, de viver a palavra”, exortou

Essa mesma alegria é compartilhada pela neo-ministra Nilda Silvestre, da Basílica Nossa Senhora das Dores. “No ato do convite a gente se pergunta ‘será que eu sou digna disso? ’, ai quando tudo vai acontecendo a gente percebe que o convite é de Deus. Quando você entende isso, você percebe de fato a sua responsabilidade e o amor que Deus tem por nós e da missão que nos confiou. Só gratidão a Deus por tamanha confiança”.

 

Texto: Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação

Fotos: Mychelle Santos e Rozélia Costa (Basílica Mãe das Dores)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts