Na Forania 1, onde estão localizadas as paróquias do município de Crato, teve início neste domingo, dia 15 de setembro, o curso para “Ministros da Palavra de Deus”. São leigos, designados por seus respectivos párocos – ou administradores paroquiais-, para a celebração da Palavra, em sua própria comunidade ou na circunvizinhança, principalmente aos domingos.
De acordo com o vigário forâneo, Padre José Ricardo Barros, o curso está dividido em dez encontros, aos terceiros domingos, com estudo e formação bíblica, litúrgica e eclesiológica (doutrina da Igreja), além dos sacramentos. Os conteúdos são ministrados por sacerdotes, diáconos e leigos, como o professor Jair Rodrigues, doutorando em Ciências da Religião.
A ideia de formar Ministros da Palavra é motivada pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, para que mais pessoas possam colaborar com os padres, no serviço da comunidade. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, na Forania 3, por exemplo, registra experiência com 78 leigos. Saiba mais aqui: https://diocesedecrato.org/vesticao-dos-novos-ministros-da-palavra-portadores-do-evangelho-no-altar-e-na-vida/
Segundo o Guia Litúrgico- Pastoral da CNBB, todo cristão, homem ou mulher, por força de seu batismo e confirmação, pode assumir legitimamente esse ministério. No entanto, é necessário que o candidato possua algumas características, como ser uma pessoa responsável e de boa índole; ter testemunho de vida cristã, na família, na vida eclesial e social; ser estudioso da Bíblia e cultivar constante vida de oração e espírito missionário; demonstrar interesse e disponibilidade para participar de formações oferecidas pela paróquia e diocese, além de ser necessária a aprovação da comunidade, do pároco e do bispo diocesano.
Continue lendo: https://formacao.cancaonova.com/liturgia/catequese-liturgica/como-celebrar-a-palavra-quando-nao-ha-um-sacerdote-ou-diacono/
<< Futuros Ministros da Palavra na Forania I. Fotos: Reprodução >>
Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação
Fotos: Reprodução







