Fora do Senhor, toda alegria é superficial. A sociedade faz uma “propaganda tão violenta” do mundo material, que fica o questionamento: hoje, será que as pessoas procuram o Senhor? Este foi o tema da reflexão iniciada por Dom Gilberto Pastana, bispo diocesano, aos 121 jovens crismandos reunidos na matriz paroquial de Porteiras, cidade a 53 km de Juazeiro do Norte, no entardecer deste último dia do mês de janeiro.
Dirigindo-se, de modo especial, a juventude ali presente, que após meses de preparação confirma a fé diante de Deus e da comunidade, o pastor diocesano tratou das “alegrias superficiais e passageiras” presentes em festas, álcool e drogas. “Vençam isso”, exortou, sublinhando também a importância de sempre buscar os bons referenciais. “Peçam ajuda aos pais, padrinhos, catequistas e ao padre da comunidade, para terem uma vida sadia, interações sadias, lazer sadio e a segurança de um caminhar feliz, com Deus”.
Portanto, continuou ainda o bispo, é tão importante o sacramento da Crisma nesta fase da vida. Ao se deixar conduzir pelo Espírito Santo, Ele dará a força necessária para vencer os obstáculos e os males que a sociedade oferece.
Dom Gilberto também orientou os jovens a não deixarem a fé esmorecer. Para tanto, precisam frequentar mais vezes à Igreja, sobretudo às missas dominicais. Mas devem fazê-lo de coração aberto, não como uma obrigação. “Já que vocês caminharam até aqui, procurem também crescer junto à comunidade”, finalizou.

Visita
O pároco de Porteiras, padre José Sampaio Alves, ao final da santa missa, recordou que este foi o primeiro contato de Dom Gilberto com os paroquianos, embora a cidade tinha sido a primeira visitada pelo bispo à época em que ele ainda estava conhecendo os padres. Agora – disse ao povo – a Igreja está completa. “Temos aqui o bispo, o presbítero [isto é, o padre] e a assembleia reunida. E eu estou muito satisfeito”. O sacerdote também desejou que as palavras do pastor diocesano possam reverberar no coração dos agora crismados, impulsionando-os a participarem de forma mais ativa da vida da paróquia.





