Fiéis participam de Santa Missa aos pés do Monumento de Nossa Senhora de Fátima, em Crato

Ao raiar desta quinta-feira, dia 13 de maio, fiéis se dirigiram ao Monumento erguido em honra a Nossa Senhora de Fátima, no bairro Barro Branco, em Crato, e lá depositaram orações e preces. Nesta data, a Igreja em todo o mundo faz memória à aparição da “Senhora mais brilhante que o Sol” vista por três pastorinhos na freguesia de Fátima, em Portugal, em 1917.

O Monumento de Nossa Senhora de Fátima é um dos maiores do Ceará com 45 metros de altura. Nos arredores, há uma réplica da capela das aparições, onde o povo, piedosamente, reuniu-se para celebrar a Sagrada Eucaristia presidida pelo pastor diocesano Dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo pároco da Paróquia de São Francisco, Padre Arileudo Machado, em cujo território está localizado o Monumento de Fátima. A recitação do Oficio de Nossa Senhora, seguida de Missa votiva marcou o inicio da programação deste dia festivo.

Em sua fala, Dom Gilberto destacou a importância de Maria na vida dos cristãos. “A vida de Nossa Senhora é o testemunho para nós que somos cristãos. É impossível pensar o cristianismo sem ver Maria, a primeira cristã, Aquela que nos mostra o caminho que nos leva a Jesus”.

Invocada sob esse título de Virgem de Fátima, Nossa Senhora desperta grande devoção no povo, que humildemente recorre a esta terna Mãe nos momentos de maior aflição. “Ela significa tudo pra mim, é minha mãe!”, disse a senhora Paula Francinete, recordando as graças já alcançadas. “É a ela que eu sempre rezo pedindo saúde, pedindo também por esse tempo de pandemia. Graças a Nossa Senhora de Fátima, há cinco anos o meu irmão se curou de uma doença. Lá em casa todos nós somos devotos dela”, contou.

Por Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação