Fiéis compartilham experiência com o “Retiro Popular Quaresmal”

Compartilhe:

Na Quarta-feira de Cinzas, celebrada em 17 de fevereiro, Dom Gilberto Pastana propôs um desafio aos diocesanos e às pessoas de boa vontade: quarenta dias vivenciando um “retiro quaresmal”, que consistia na meditação do evangelho diário, seguida de um exercício penitencial, ambos reunidos em um único post (conteúdo) inspirado na Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021.

As sugestões eram publicadas no começo da manhã no site da Diocese, na página do Facebook e no perfil do Instagram. Algumas mais simples, outras mais complexas. Entre ligações para pessoas abatidas e sem esperança, reconciliação com alguém próximo, ações caritativas e até mesmo o gesto de levar idosos a algum posto de vacinação contra a Covid-19 fizeram parte dos “exercícios”, além daqueles já conhecidos desse tempo: jejum, abstinência e meditação da Via-Sacra.

Ao fim desse itinerário, vieram centenas de mensagens de tom agradecido, lamentoso (por não ter conseguido atender a todas as práticas) e nostálgico; de conversão espiritual e reavaliação da caminhada eclesial, como esperado de um percurso de oração, de silêncio, de contemplação e de encontro consigo mesmo e com Deus.

“Foi uma experiência maravilhosa” ou “foi um experiência muito positiva” predominaram na avaliação, feita a pedido do próprio bispo, via lista de transmissão do WhatsApp e redes sociais. Há sugestões para estender o retiro a outros tempos litúrgicos, como o Advento, e para que seja repetido nos próximos anos e até presencial, quando a vacinação chegar a todos.

“Caros irmãos, agradeço todos os que enviaram sua avaliação. Eis algumas que chegaram. As que vieram gravadas em áudio não foi possível transcrevê-las”, escreveu Dom Gilberto, ao reunir os depoimentos.

Confira e inspire-se.

“Minha experiência nesse período quaresmal foi de ‘ressignificação’ do momento, a saber, transformando o distanciamento social em lugar da experiência do deserto. E reavaliando a caminhada e as disposições para como trabalhar uma pastoral que permitisse o compromisso com a realidade contextual em que vivemos. Como sugestão, é necessário trazermos o aprendizado e as experiências que vivenciamos nesse tempo”.

“Foi muito proveitoso, lendo os textos bíblicos em família, refletindo e realizando os exercícios propostos. Ajudou a minha família e aos amigos com quem compartilhamos a superar as dificuldades da pandemia e a superação do medo. Nos preparou a pensar a vida de forma diferente, fortalecendo o lado espiritual para enfrentarmos os desafios do dia-a-dia. Sua benção! Muito obrigado!”

“Se faz necessário, sim, repetir no próximo ano, como também sugiro que seja planejado pra o próximo Advento, neste ano. Tudo tem seu valor, tudo tem as graças necessárias para o bem viver. Louvado seja Deus para sempre!”

“Muito válido e positivo. É, na verdade, um roteiro de aplicativo espiritual. Quem sabe adaptar esse retiro para os outros tempos?”

“Foi muito bom, apesar de sabermos que nem sempre estamos dispostos a lidar com as situações que nos aprecem no período de meditação. Espero que ano que vem tenhamos um momento presencial (vacinados) e seja maravilhoso quanto esse.”

“Achei uma experiência muito válida. Nos ajudou a rezar, parar um pouco pra meditar num tempo oportuno. Confesso que não atendi todas as práticas, mas, a que me propus, consegui realizar. Agradeço muito ter recebido todos os dias as orientações do retiro. Vale muito a pena repetir no próximo ano, com certeza. Quando recebia a arte, eu compartilhava nos meus aplicativos a fim de alcançar mais pessoas.”

“Para mim, foi muito interessante o exercício diário. Procurei cumprir e valeu a pena. A meditação também foi importante para a espiritualidade […] os textos bíblicos. É vivenciá-los… Importante… Mais engajamento com sua paroquia.”

“Gostei imensamente da experiência. Houve proposta que não consegui. O que não depende só de mim ficou a desejar. Levei muito a sério. Agradeço sua delicadeza, Dom Gilberto. Muito obrigada!”

“Dom Gilberto, sua bênção! Quanto ao primeiro item, foi simplesmente uma experiência inédita e seguramente formidável, pois me proporcionou vivenciar uma espiritualidade quaresmal mais profunda e intensa. Quanto ao segundo item, considero ser primordial continuar com a mesma proposta. Fraterno abraço e obrigado pela experiência vivida!”

“Foi uma experiência excelente, pois me ajudou a vivenciar um pouco da proposta quaresmal, apesar de não ter feito tudo. Obrigado e parabéns pela iniciativa. Avaliando, excelente dinâmica. Sentindo uma verdadeira provocação para a prática da vivência do Evangelho. Manter a mesma dinâmica. Simples e prática.”

“Foi uma experiência ímpar. Muita experiência e aprendizagem adquirida. Momentos intensos de orações, jejum, partilha, solidariedade. E a cada momento agradecemos pela vida, família, graças e bênçãos recebidas. Valorizamos cada vez mais as pessoas que estão conosco: família e amigos. Eu sugiro que no próximo ano tenhamos esses 40 dias de orações, que todos possam participar de maneira presencial ou virtual, fortalecendo com o alimento da FÉ, precisamos cada vez mais evangelizar. *Encontros, *Momentos, *Vivencias, *Comunidade …”

“Foi uma benção! Procurei meditar e praticar algumas das ações sugeridas. Tenho rezado todos os dias o Terço. Comecei na Quarta-feira de Cinzas. Minha sugestão para o próximo ano é que seja nos enviado em forma de vídeo. Com a meditação e às sugestões das ações que deveremos praticar. Poderia ser transmitido nas redes sociais (YouTube, Facebook e Instagram), com reflexão da Palavra do dia. Deus nos abençoe!”

“Foi uma experiência maravilhosa! Todos os dias, à noite, já ficava no aguardo do exercício e da leitura do dia seguinte. Só tenho que agradecer por enviar tamanha riqueza de oração. E ano que vem, quero receber novamente. Gratidão!”

“[…] No dia anterior ao exercício de levar uma pessoa idosa para ser vacinada, recebi uma ligação pedindo o carro para levá-la ao posto de saúde. Quando li o exercício do dia, aí vi que aquele gesto simples, vivido com gratuidade, já tinha sido vivenciado […]”

Continue lendo, aqui: Fiéis compartilham experiência com retiro popular quaresmal

Reportagem: Patrícia Mirelly

Arte: Mychelle Santos

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts