Festa de São José Operário acontece sem a presença dos fiéis, em Ponta da Serra, distrito de Crato

Dedicada a São José Operário, a paróquia localizada em Ponta da Serra, distrito de Crato, vivenciou o dia de seu padroeiro, de maneira diferente neste ano de 2020. Neste 1º de maio, os fiéis não puderam se reunir na igreja matriz para a Missa Solene, nem cantar os benditos durante a procissão de encerramento.

Devido ao período de isolamento social, em que as pessoas não podem ir até às igrejas para participarem das celebrações presencialmente.  Não poder festejar o padroeiro, como de costume, foi difícil para os fiéis. “Hoje era pra ser um dia em que Ponta da Serra estaria lotada de pessoas na missa das 9h, assim como na missa das 16h e na procissão. Eu vi algumas fotos da procissão do ano passado e me emocionei por conta de tudo isso que está acontecendo”, contou Filipe Mesquita, membro da equipe paroquial de liturgia.

O mesmo sentimento é partilhado pela paroquiana Emília Brito. “Pra mim foi muito difícil, teve dias de sentir muita falta da presença na igreja, chegar às 5h e lembrar daquela animação de acordar e ir para as caminhadas. Vou fazer 72 anos e nunca pensei de estar em uma situação dessas, uma festa de São José assim”, disse ela com voz embargada.

Para amenizar a saudade, e permanecer em oração fraterna, a paróquia realizou todo o novenário, sem a presença dos fiéis, mas com transmissão ao vivo pelas páginas do Facebook e Instagram da paróquia. Para o encerramento, não foi diferente. Ao meio-dia, uma salva de fogos bradou no céu, durante o Ofício de São José. Ao final da missa de encerramento, a Imagem de São José percorreu as ruas do distrito, para abençoar as famílias que, das janelas de suas casas – ornamentadas, rezaram piedosamente ao seu padroeiro.

Por Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação