Na tarde de hoje, 4, centenas de fiéis participaram da Solenidade de Corpus Christi na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato- CE, presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada por padres da Forania I. A festa, que é celebrada na quinta- feira após o domingo da Santíssima Trindade, recorda o centro da fé católica presente na eucaristia, corpo e sangue de Cristo.
Com a solenidade de Corpus Christi a igreja revive, à luz da Ressurreição, o mistério da Quinta- feira Santa. Nela acontece a celebração da Santa Missa e em seguida a procissão eucarística.

“Hoje, na quinta- feira da festa do Corpus Christi, solenizamos este mistério de amor visto que, na quinta- feria santa, dia da instituição da eucaristia, era um dia em que nós, na semana santa, vivíamos dentro do contexto próprio da paixão de Cristo; então fora deste contexto, hoje, podemos solenizar, fazer festa com o esplendor de uma solenidade. Realizamos a procissão pública, adoramos, louvamos e contemplamos este mistério que faz a igreja. A igreja nasce da eucaristia”, afirmou Dom Fernando.
O corpo e o sangue de Cristo, mistério de amor que se renova em cada Santa Missa, é para os fiéis, um sinal da misericórdia de Deus. “Esta festa representa a vida de Cristo que ressuscitou por nós, nos trazendo a salvação. Eu acredito que a maior representação cristã é vivenciada no dia de hoje. Saio daqui com minha fé renovada”, disse Rosângela Oliveira, autônoma.

Procissão
A chuva não foi motivo para os fiéis desistirem de participar da procissão de Corpus Christi, que saindo da Catedral Nossa Senhora da Penha, após a celebração da missa, seguiu em direção ao Santuário Eucarístico Diocesano.
“A festa continua com chuva ou sem chuva. A festa é dos corações e certamente a chuva será sempre bem- vinda, pois alegra o nosso coração de nordestinos, sendo também sinal de festa” disse Dom Fernando.
Na procissão da Quinta- Feira santa a igreja acompanha Jesus até o Monte das Oliveiras; na procissão da Festa de Corpus Christi ela revive essa procissão, mas na alegria da ressurreição.





