Localizada no Distrito de Coité, em Mauriti, a Fazenda da Esperança Padre Cícero, gesto concreto da Diocese de Crato, comemorou hoje, 10 de julho, um ano de inauguração com grandes frutos na vida dos jovens envolvidos com o vício das drogas. Para comemorar esta data acolhidos, familiares, coordenação local e regional participaram da Renovação ao Sagrado Coração de Jesus, Missa e ganharam um presente especial: a introdução do Santíssimo Sacramento na Capela construída pelos jovens moradores da instituição.
A missa foi presidida pelo Padre Fernandes José, pároco de Mauriti, e concelebrada pelo padre Valderi Tavares, pároco do Distrito de Iara, e o Padre Anderson Fontes, coordenador da Fazenda da Esperança no Regional Nordeste I. Dom Fernando Panico não pôde estar presente por motivo de saúde, mas enviou uma mensagem onde disse que “a construção da Fazenda da Esperança Padre Cícero, foi uma das maiores graças concedidas por Deus à Diocese de Crato”.

O objetivo da Fazenda da Esperança é resgatar a vida de pessoas que estão envolvidas no mundo dos vícios, das drogas, devolvendo a dignidade dada por Deus a eles. Ao ver a vitória de cada acolhido que aceita a vida nova em Cristo a alegria é grande, afirma Lauber Araújo, coordenador local. E durante este ano os formadores tem muito a comemorar. Cerca de cinquenta pessoas já passaram pela unidade, trinta delas desistiram, outras saíram mais ainda frequentam, mas um deles conseguiu chegar ao final: Dão Jones.
Dão Jones foi o primeiro a ter o interesse de mudar de vida e ingressar na Fazenda da Esperança Padre Cícero. Jovem de vinte e seis anos, esteve envolvido durante dez deles no mundo do álcool e droga. Mesmo com a dificuldade de se deixar um vício ele foi forte, concluiu o período de um ano na Fazenda e por isso ganhou o certificado de conclusão, voltando hoje para sua família.

Este foi um dos momentos mais emocionante deste dia. No ofertório da Santa Missa o Padre Fernandes chamou o Dom Jones e ofertou a vida dele, como fruto da Fazenda da Esperança. Vida nova. Vida renovada em Cristo. A mãe, dona Damiana Silva, não conseguia conter o choro de emoção. Todos não conseguiam se conter de tanta alegria diante da vitória de Dão Jones. As drogas não conseguiram vencê-lo e agora ele quer se tornar um missionário, “dando de graça o que de graça recebeu”.
A Fazenda da Esperança Padre Cícero possui hoje doze acolhidos que diante do tripé trabalho- convivência- espiritualidade buscam sair do mundo dos vícios, nascendo para uma vida nova em Jesus.
Acolhida
A Fazenda da Esperança acolhe pessoas com idade entre 15 e 45 anos, que deseja livremente se recuperar de drogas, álcool e tantos outros tipos de vícios, passando assim por um processo pedagógico de um ano de duração.

Para isso é necessário que o interessado em ingressar na casa de reabilitação manifeste o desejo de se recuperar através de uma carta escrita a próprio punho, expondo os motivos da sua vontade em buscar uma nova vida.
Após o ingresso os parentes poderão visita-lo a partir do terceiro mês, quando os relacionamentos são reatados, a fim de superarem juntos os problemas gerados pelas drogas e pelo álcool.
Para a entrevista o dependente químico deve apresentar os documentos, exames médicos e sobriedade. O acolhimento é feito pela equipe de coordenação local e depende principalmente da disposição pessoal e vontade de se recuperar, demonstradas pelo candidato.
Para mais informações falar com a diretoria local da Fazenda da Esperança Pe. Cícero no telefone (88) 3521-1110.





