Durante a manhã de hoje, 13 de agosto, membros do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) estiveram reunidos no Salão da Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, para reunião bimestral que teve como principal discussão a execução do Plano Diocesano de Pastoral (PDP). O encontro contou também com a presença do bispo coadjutor Dom Gilberto Pastana, que participou pela primeira vez da reunião deste conselho.
“Nós estamos em um processo de encontro com representações, realizando esclarecimento do plano e planejamento das ações das atividades que cada ministério irá exercer nas foranias, provocando para que as paróquias possam assumir também esta realidade na implantação dos conselhos (pastoral, econômico e de comunidade), na vida da paróquia”, explicou o padre Vileci Basílio Vidal, coordenador diocesano de pastoral.

Na reunião foram partilhados os anseios e angustias para execução do plano e pensada a melhor forma de fazer com que ele se concretize na vida das comunidades. Concluindo o encontro, Dom Gilberto afirmou acreditar que “uma Igreja que quer ser comunhão e participação tem que caminhar comunitariamente”.
Ainda sobre o trabalho comunitário, o bispo falou que ele deve acontecer sem excluir ninguém como o próprio Cristo fez, pois mesmo sabendo que Judas iria traí-lo, Jesus nunca o afastou da comunidade. “Temos que fazer com que os sinais do Reino sejam sinais concretos em nossa vida. Devemos valorizar estas instâncias de discussões, respeitando a caminhada de cada um. Precisamos saber com quem estamos trabalhando, quem são os ’72’,‘quem são os ‘12’. O plano diocesano está ai, nós só precisamos ir ajustando”, disse.
Trabalhando a realidade da pastoral de conjunto, priorizando a proposta da Igreja em Saída o Plano Diocesano de Pastoral, que foi aprovado na assembleia diocesano de 2015, terá duração até novembro de 2019.





