A Igreja do Menino Jesus de Praga, em Juazeiro do Norte, estava preparada para um dia Solene. Com flores e velas no presbitério, e uma fina toalha sob o altar da Eucaristia, os paroquianos a chegada de seu novo pastor. Logo no patamar da Matriz, o padre José Fabiano Duarte foi acolhido pelo povo, ao som da Banda de Música municipal. Veio direto de Quitaiús, junto com aqueles com os quais conviveu durante onze anos e sete meses, paroquianos de Nossa Senhora do Rosário, onde esteve à frente durante onze anos e sete meses, também na companhia e familiares e amigos.
Sob a presidência do bispo diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana, a Celebração Eucaristia aconteceu nesta sexta-feira (21), e contou com a presença de vários presbíteros da Diocese, irmãos de sacerdócio do padre Fabiano.
Iniciando o rito de posse, o novo pároco renovou as promessas que fez na sua ordenação, e promete ser fiel ao propósito de apascentar o rebanho do Senhor a ele confiado, desempenhando o ministério da palavra, proclamando o Evangelho e ensinando a fé católica. Em seguida, o bispo acompanhou o novo pároco, apresentando-o os vários cantos da igreja que desempenhará seu serviço: a cadeira presidencial, capela do santíssimo, batistério, confessionário, e o altar do Senhor.
Após o Evangelho, durante reflexão, Dom Gilberto falou da missão do padre, que assume a paróquia, lembrando-se da figura do Pastor. “Nesta Ação de Graça que é por excelência a Eucaristia, nós estamos acolhendo e apresentando o seu novo pastor. Acabamos de participar de um pequeno rito que fala por si só, que não necessita de explicação, mas a força do rito, do gesto, já diz qual a missão do pastor, do sacerdote nesta paróquia, e o evangelho de hoje vem reforçar a missão daquele que é cuidador, condutor das ovelhas do Senhor. Que noite significante, ao mesmo tempo em que vocês acolhem seu novo pastor, vocês também tomam consciência de que fazem parte deste rebanho. Rebanho que é do Senhor, e que nós devemos cuidar, para iluminar, evangelizar e transformar essas vidas que se distanciaram do Senhor, para também tornar-se parte do Senhor”, disse.
Diversas homenagens foram feitas, ao final da celebração, pelos paroquianos do Menino Jesus de Praga e também por aqueles que vieram das terras de Nossa Senhora da Conceição.
“Eu vim para servir” (Mc 10, 45), é o lema que acompanha o padre Fabiano, deste o dia de sua ordenação, dispondo-se a cuidar da porção dos filhos de Deus a ele confiado. Assim fará neste novo tempo de vivência de sua vocação, como novo pároco da Igreja do Menino Jesus de Praga. E não fará sozinho, ao seu lado estará o padre Luciano Virgulino, que foi apresentado como vigário paroquial. Os dois, com o auxilio e a colaboração dos paroquianos, darão continuidade a caminhada paroquial desta igreja particular.
Por Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação



















