Durante a manhã de hoje, dia 7 de janeiro, dom Gilberto Pastana participou pela primeira vez, como bispo diocesano, de uma reunião com membros de uma das pastorais da diocese de Crato, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI). O encontro aconteceu no Edifício Dom Pires, em Juazeiro do Norte, e teve caráter avaliativo e de planejamento.
De início o bispo agradeceu o serviço prestado por esta pastoral e ressaltou a preocupação que a Igreja tem com todos, desde a infância até a velhice. “Como é importante a Igreja que cuida desde a criança até a vida a adulta. Estou aqui para encorajá-los na caminhada”, disse incentivando a implantação deste dinamismo pastoral em todas as paróquias da diocese de Crato, pois das 57 paróquias, em 29 a PPI está implantada.

Um outro ponto destacado por dom Pastana foi a presença dos representantes da PPI nos conselhos paroquiais, que devem ser formados até o mês de maio, quando o bispo deve retornar as paróquias para fazer as visitas pastorais. “Espero encontrar vocês presentes nos conselhos paroquiais. Se queremos que a pastoral esteja em todas as paróquias, é necessário caminhar para isso. É importante ver resultados”, disse.
Um dos fatores que contribuem para este resultado, segundo o bispo diocesano, é a organização. Para que os participantes da reunião compreendessem melhor o que significa isso, dom Gilberto fez um comparativo com um carro atolado na lama, onde muitas pessoas tentam desatola-lo. “Um empurra de um lado, outro na frente, outro atrás. Todos estão fazendo algo, mas jamais conseguirão tirá-lo de lá pois não possuem uma organização nas ações. Preso muito pela organização”, disse.

A solução para o exemplo do carro, como para a vida pastoral é o sentar, organizar e tomar decisões. “Essas reuniões nos ajudam a isso”, finalizou.
Além dos membros da PPI, participou também desta assembleia o coordenador regional Rubem Costa.





