“Escutar com o ouvido do coração”: Diocese de Crato celebra o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais

“A verdadeira comunicação nasce do olhar e do coração voltado para Deus, pois quando nos comunicamos verdadeiramente com Deus, seremos capazes de uma comunicação verdadeira com os irmãos. A comunicação é de uma beleza tão grande. O Vaticano II já nos chama, já tem um olhar para os meios de comunicação, e hoje, mais do que nunca, podemos fazer desses meios um caminho de salvação, um caminho de vida, de esperança”. Com essas palavras o bispo diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique, refletiu sobre a beleza e a importância comunicação verdadeira.

Na manhã deste domingo (29), na liturgia solene da Ascensão do Senhor, a Diocese de Crato, por meio da coordenação diocesana da Pastoral de Comunicação (Pascom) e da Assessoria de Comunicação, celebrou o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano com o tema: “Escutar com os ouvidos do Coração”. A Santa Missa, presidida por Dom Magnus, teve lugar na Sé Catedral, em Crato, e contou com a representação dos agentes da Pascom, bem como de comunicadores da região do Cariri. Em comunhão, agentes das demais paróquias participaram virtualmente da celebração.

“O Santo padre nos pede para ouvir com o coração. Nos pede para ouvir, neste tempo em que a Igreja caminha ouvindo, acolhendo, nos caminho de sinodalidade”, destacou o bispo diocesano. Em sua fala aos comunicadores, Dom Magnus apresentou questionamentos importantes a cerca do ouvir. “O Senhor nos pergunta: De que forma nós estamos ouvindo? O que nós estamos ouvindo? Ouvindo o que nos interessa ou estamos ouvindo a voz Daquele que caminha conosco, subiu ao Pai, e nos envia o Paráclito? Estamos norteando a nossa vida pela Palavra de Deus ou estamos ouvindo o mundo e dando créditos a tantas mentiras?”, questionou.

56º DMCS

Por ocasião do 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o coordenador nacional da Pastoral de Comunicação, Marcus Tullius, enviou uma mensagem especial destinada aos agentes da Pascom da Diocese de Crato, fazendo uma reflexão e também um convite: “Eu convido você a viver o Apostolado da Escuta!”.

Dentro das comemorações do 56º DMCS, a Pastoral da Comunicação da Diocese de Crato realizou  um Podcast especial. Na edição, um debate sobre a Comunicação na Igreja e também nas dimensão da socieade, contanto com a participação de sacerdotes e de profissionais da área do jornalismo e no marketing. Para conferir, basta clicar no link: Podcast

Saiba mais: O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído durante o Concílio Vaticano II e publicado no Decreto Conciliar Inter Mirifica (n. 18). No dia 7 de maio de 1967, domingo da Ascensão do Senhor, celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o dia Mundial das Comunicações Sociais. Deste então, chegando atualmente a 56ª edição, o Magistério da Igreja, por meio das mensagens dos papas Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI, e atualmente, do Papa Francisco, acompanham o desenvolvimento e as contínuas mudanças que ocorrem no âmbito da comunicação.

Por Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação