A Equipe e a Diretoria da Cáritas Diocesana de Crato participaram nesta sexta-feira, dia 19 de julho, no Espaço do Grupo Urucongo de Artes na Comunidade Chico Gomes, a 8 km de Crato, de uma reunião com o Conselho Regional, uma instância da Cáritas, em nível regional. Anualmente, o conselho se reúne para avaliar as ações e projetos desenvolvidos, discutindo os avanços e lançando luzes sobre as prioridades, de acordo com Regilvania Mateus, membro do conselho. “Dentro da gestão compartilhada, que é como a gente trabalha, ouvir e contribuir no que for necessário. É um momento de visita e de colegialidade, para fortalecer a rede”, disse.
O encontro começou às 9h, na Capela da Comunidade, com a leitura e a partilha do Evangelho do dia. Depois seguiu com apresentação das ações e dos projetos desenvolvidos pela Cáritas, que é considerada o “braço social da Igreja”.
Em Crato, esse “braço” auxilia trabalhos voltados para as juventudes, as mulheres, os catadores e os quilombolas, distribuídos nos municípios de Caririaçu, Crato, Nova Olinda e Potengi. Entre os trabalhos, estão “Casas de sementes” e “meisinheiras”. Há também uma parceria com a Diocese de Picos, no Piauí, para acompanhar projeto de energia sustentável, além do acompanhamento de migrantes e de refugiados.
Equipe e Diretoria
A equipe da Cáritas Diocesana de Crato, responsável por articular e acompanhar as ações e os projetos nas comunidades, é formada por oito pessoas: Solange Santana, Veronica Carvalho, Roseli dos Santos, Ivam Amaro, Henrique Alves, José Antônio, Manuel Leandro e Leidiane Damasceno, da Cáriras Picos-PI.
Já a Diretoria, como o próprio nome sugere, é formada pelo bispo Dom Gilberto Pastana, Padre José Ricardo Barros de Sales (diretor presidente) e Geomar Beserra (vice-presidente) Padre Joaquim Ivo (diretor tesoureiro), Inês Silva (diretora vice-tesoureira), Mara Guedes (diretora-secretária), Rosijania Ferreira (diretora vice-secretária) e Adriana Nascimento (conselho fiscal).









