Encontro virtual: CEBs do Ceará reforçam compromisso de “caminhar juntos”

Representantes das Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs) das nove dioceses do Ceará reuniram-se virtualmente neste domingo, dia 25 de abril, para refletir o tema “Uma Igreja em saída vivenciando a sinodalidade”, inspirados pela passagem bíblica do profeta Isaías: “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra…” (65, 17ss).

O bispo de Crato e referencial para as CEBs no Ceará, Dom Gilberto Pastana, exortou os participantes desse “mutirão digital”, como foi classificado, para o compromisso de “pastorear as comunidades”. “Agradeço a todos aqueles que, imbuídos desse espírito, coordenam suas comunidades, se entregam e oferecem as suas vidas para que se construam outras vidas”. O pastor diocesano destacou ainda que este foi um “momento para partilhar a experiência sinodal”, cuja palavra deriva da língua grega e significa “caminhar juntos”. “A gente só pode fazer isso na comunidade, onde nos conhecemos, conhecemos as nossas histórias e damos testemunhos. Na comunidade, não vale o discurso, valem as concretudes. É com esse sentimento que eu abro esse encontro de irmãos, de pessoas que estão engajadas em suas dioceses e comunidades. Feliz em poder encontra-los”, disse Dom Gilberto. O coordenador diocesano de Pastoral da Diocese de Crato, Padre Vileci Vidal, participou em nome da Ampliada Nacional de CEBs, proferindo a palestra “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra…”.

O encontro reuniu 142 representantes das oito dioceses do Ceará (Crato, Iguatu, Quixadá, Crateús, Itapipoca, Sobral, Tianguá e Limoeiro do Norte) e da Arquidiocese de Fortaleza. Segundo o assessor para a Coordenação Regional das CEBs, Francisco Silva (Chiquinho), “é muito importante dizer que desses que estão aqui, 21, 3% se reconhecem negros; 14, 2% se reconhecem brancos; 88, 2% se reconhecem pardos; 2% amarelos e nós temos representação indígena de 4,6 % e também representação quilombola de 0, 7%”, dados que afirmam e reforçam o compromisso de “caminhar juntos”.

Foto: captura de tela do Google Meet

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação