Dando início as festividades em comemoração aos 30 anos da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, pertencente a Paróquia São José do Limoeiro, em Juazeiro do Norte, aconteceu de 05 a 07 de agosto, no Dispensário Nossa Senhora das Dores, um encontro sobre Perdão e Reconciliação, ministrado pelo Padre Juan Manoel Rodrigues Martin (Pe. Manu).
O objetivo do encontro, que contou com aproximadamente quarenta participantes, foi despertar nas pessoas a importância de refletir suas rotinas na vivência social, hoje, muito evidente, cercados por uma violência injustificada, onde o rancor predomina muitas vezes nos diálogos, afastando a convivência sadia e embasada na solidariedade, misericórdia, justiça e paz.

Segundo os organizadores, a reflexão apresentada pela ESCOLA DO PERDÃO E RECONCILIAÇÃO – ESPERE é destinada aos cidadãos em geral, especialmente os que possuam um perfil multiplicador, àqueles que trazem consigo o desejo de ajudar na construção de uma justiça social com paz e sustentabilidade. Estende-se também a lideranças comunitárias, catequistas, professores, gestores, jovens, e profissionais na área de formação.
O Padre Manú esclareceu que para o Cristão é extremamente importante perdoar. “Sendo o perdão o sinal concreto para seguimos os ensinamentos de Jesus, que nos ensinou a amar. Sem perdão não há como falar em amor. Porém, os Cristãos muitas vezes não sabem como perdoar”, disse.
O curso trabalhou este aprendizado através de dinâmicas psicossociais, ensinando os participantes a perdoarem a si mesmo e aos próximo, respeitando o outro. Para a integrante das Pastorais da Acolhida e Saúde da Paróquia São José do Limoeiro, Maria Luciene Oliveira Felipe, o encontro ficou claro no sentido que ela precisa antes de tudo perdoar a si para que assim possa perdoar o outro.






