Encontro de CEBs tem assessoria de Padre Vileci em Lavras da Mangabeira

Na Diocese de Crato, Regional Nordeste I da CNBB, precisamente na cidade de Lavras da Mangabeira, distante da sede diocesana aproximadamente 101 km e da capital cearense 445 km, na terça-feira, último dia do mês de novembro de 2021, aconteceu o encontro de CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) na Paróquia São Vicente Ferrer.

Neste 30 do mês foi dia especial, pois a pandemia desfavoreceu os encontros presenciais, mas a retomada gradativa, seguindo os protocolos de segurança, torna o momento um tempo de graça e encontro de irmãos. Esse coletivo de amizade e alegria demostra a vitalidade das Comunidades Eclesiais de Base retomando aos trabalhos presenciais.

Segundo Salete Cordeiro, que faz parte da coordenação de CEBs paroquial e diocesana, o encontro teve como objetivo o encerramento dos estudos da cartilha – CEBs Caminhando com Jesus de Nazaré – produzida pela Coordenação Nacional.

“Nessa cartilha, ela traz sete encontros com temas bem sugestivos. As comunidades estudaram em seus ambientes, em suas comunidades; concluímos o encontro com uns questionamentos; que exigência coloca o Papa para as CEBs dentro da sinodalidade? Que forma de sonodalidade estão sendo vividas nas Comunidade Eclesiais Missionárias? Como a comunidade toma suas decisões? E quais dificuldades temos de caminhar com os outros”, explicou.

A reunião teve a representação de nove (09) comunidades, reunindo vinte e oito liderança de CEBs. Participou a irmã Neiva (religiosa) membro da coordenação do Pilar missão paroquial.

Padre Vileci Basílio Vidal, atual coordenador de Pastoral da Diocese de Crato e assessor para Ampliada Nacional de CEBs do Brasil, conduziu o encontro abordando o tema da sinodalidade como algo já comum e efetivo na caminhada das comunidades eclesiais de base, protagonizada por suas lideranças e coordenações.

Com informações e fotos de José Batista da Silva – Comunicação de CEBs/Ceará