Encontro anual com as famílias dos seminaristas

Compartilhe:

Anualmente a diocese de Crato promove um encontro com as famílias dos seminaristas do Seminário Diocesano São José. Em 2016 o evento aconteceu neste sábado, 27 de agosto, com uma conferência de abertura, ministrada pelo reitor padre Acurcio Barros, a missa, presidida por Dom Fernando Panico, e um almoço festivo.

Aproximar o seminário das famílias e as famílias do seminário, esse é objetivo do encontro que, segundo o reitor, fortifica o elo da família doméstica com a família que gera os jovens para serem discípulos de Cristo através do sacerdócio. “Esta etapa formativa não pode ser desvinculada das origens destes seminaristas, tem que estar enraizadas neste alicerce familiar que eles receberam quando ainda moravam em casa. No encontro anual trazemos as famílias para dentro do seminário para verem os encantos, as maravilhas, as belezas e os desafios de ser seminarista e ao mesmo tempo conhecer as famílias dos nossos seminaristas, não ser uma família desconhecida, mas sim uma família que se ama e se quer bem”, disse.

Dom Fernando Panico presidiu a celebração da Santa Missa. (Foto: Patrícia Silva)
Dom Fernando Panico presidiu a celebração da Santa Missa. (Foto: Patrícia Silva)

A família tem papel muito importante no discernimento vocacional dos seminaristas. Sobre isso, durante a sua homilia, dom Fernando partilhou a importância das orações dos seus pais, enquanto estava no seminário, e das cartas que recebia de sua mãe, falando que estava rezando pela vocação dele. “Seminaristas, confiem na vocação de seus pais. Pais nunca deixem de agradecer a Deus a vocação que Ele suscitou no coração dos seus filhos”, disse.

Para Nicelia Ricarto Barbosa, mãe do seminarista Vinicius Ricarto, além de ser uma troca de experiência, o encontro anual das famílias propicia o contato com o crescimento dos filhos que saem de casa, em sua maioria muito jovens, para se prepararem para o sacerdócio através da formação proposta pelo seminário. “Com a saída de nossos filhos de casa, em um primeiro momento sentimos muito a falta deles, mas através deste encontro nos sentimos seguros porque a gente sabe que ele está em um lugar onde estão aprendendo, que ele está sendo um homem de Deus. Foi sempre isso que pedi para o meu filho e para todos que estão aqui, que sejam homens dignos de Deus”, falou emocionada.

Nicelia Ricarto Barbosa com seu filho, o seminarista Vinicius Ricarto. (Foto: Patrícia Silva)
Nicelia Ricarto Barbosa com seu filho, o seminarista Vinicius Ricarto. (Foto: Patrícia Silva)

Nos seminaristas o sentimento é o mesmo. Após sair de casa ele já passa experiência de doar sua vida pelo povo através das pastorais e dedicação as formações, o que torna escasso o tempo para visitar a antiga casa, comparado a quando moravam nela. “Aqui podemos nos reencontrarmos com nossas famílias, matarmos um pouco a saudade, conversamos sobre a vida no seminário, nossa vida em casa e conhecermos as famílias dos outros seminaristas. Deixamos tudo para seguir a Cristo. Tudo por um bem maior, pela vocação e pelo servir a Deus. Nossa família é muito importante neste processo”, disse o seminarista Vinicius Ricarto.

Hoje o Seminário Diocesano São José possui 57 seminaristas, sendo 48 da diocese de Crato, da 3 diocese de Cajazeiras e 6 da diocese de Iguatu.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts