Encerramento da Festa de São José do Limoeiro tem missa celebrada pelo bispo Dom Gilberto Pastana

Compartilhe:

O encerramento da 45ª festa de São José do Limoeiro teve a celebração neste dia 19 de março, dia reservado aos festejos do santo patriarca da Igreja. A missa foi celebrada por dom Gilberto Pastana, bispo diocesano, que numa frase resumiu o sentido da festa: “Celebrar a festa de um Santo, é como imitá-lo.”.

A festa, que iniciou no dia 09, seguindo com novenas e quermesses, teve uma participação considerável de fiéis, que rezaram em ação de graças ao Santo nesses onze dias, coroando com o encerramento acontecido na noite desse 19 de março.

As cerca de três mil pessoas que estiveram no encerramento da festa de São José, segundo o Sargento César (Policial militar), foram agraciadas com as palavras do pastor diocesano neste dia tão especial.

(Procissão de São José. Foto: Patrícia Silva)

Este ano a festa trouxe algumas novidades, uma delas foi a celebração do sábado, dia 18, que teve um momento reservado para que o Padre Adelino (pároco da Paróquia de São José do Limoeiro) abençoasse os casais, que uniram suas vidas na Igreja Matriz nesses quarenta e cinco anos. A ocasião contou com a presença de mais de cinquenta casais. A respeito disso, Dom Gilberto pontuou a importância da bênção para os que perseveram pela indissolubilidade do Sacramento e buscam em São José esse modelo de pai e esposo.

Marcia Macedo, esposa de Marcos Fernandes, ambos da Pastoral do Pré-matrimônio da Paróquia de São José do Limoeiro, confessou que a bênção recebida foi emocionante e evidenciou a união e o fortalecimento de seu matrimônio.

Perguntado sobre o momento inovador, o bispo enfatizou que São José é grande exemplo para as famílias que querem continuar unidas e caminhar na graça de Deus. Disse ainda que vivenciar a celebração da festa do Santo Carpinteiro é recordar os valores que ele traz para as famílias.

(Padre Adelino abençoando os casais que se casaram na Igreja de São José ao longo da história da comunidade. Foto: PSJL)

Para concluir os festejos ao Santo Padroeiro, lotando a Igreja e pátio, a assembleia escutou as palavras do pastor diocesano, que fez uma homilia chamando a atenção para três perspectivas, às quais devem ser observadas pelos fiéis em suas ações perante Deus: a espera pela manifestação divina; a capacidade de escutar e aguardar as revelações nas vidas dos cristãos e, por fim, a importância em saber ceder, obedecer ao que o Senhor pede a cada filho seu. E lembrou mais uma vez que São José, como bom pai e esposo, sempre acompanhava a Sagrada Família e sempre atento a estes três pontos, assumiu não só a paternidade de Jesus, mas a comunhão com Maria e finalizou: “Pensar em São José é pensar em Maria e em Jesus”.

Encerrando os festejos, milhares de pessoas acompanharam a tradicional procissão pelas ruas do bairro Limoeiro, com fiéis enfeitando suas casas para receber o cortejo em honra a São José.

(Dom Gilberto Pastana abençoa altar de residência no roteiro da procissão. Foto: Patrícia Silva)

Foto e texto: Pascom da Paróquia São José do Limoeiro/ Pascom PSJL

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts