Encarregados de prosseguir no mundo a missão desempenhada por Jesus Cristo, Seminaristas da Diocese de Crato são admitidos às Ordens Sacras

Na noite deste sábado, 12 de setembro, três seminaristas foram admitidos às Ordens Sacras. Em missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, Ailton Araruna, Francisco Vital e Leonys dos Anjos manifestaram publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A cerimônia aconteceu na Capela do Seminário São José, em Crato.

Este é um importante passo no caminho vocacional, rumo ao sacerdócio. O Pontifical Romano afirma que acontece a celebração do “Rito da Admissão a candidato às Ordens sacras, quando se pode verificar que o propósito dos aspirantes, baseado nos dotes necessários, atingiu suficiente amadurecimento”.

“Dizer “Eis-me aqui! Envia-me!”, significa despojar-se.  Acolher a pobreza, a castidade e a obediência. Tudo isso confiantes no próprio Senhor, no qual deposita a única esperança de serem fiéis a sua vocação. O Senhor conduz e assiste com a força do Espírito e com a sua Graça aqueles que escolhem viver o sacerdócio em Cristo”, disse Dom Gilberto. “Com alegria, acolhemos essa manifestação de vocês, Leonys, Vital e Ailton. A partir de hoje devem cultivar mais intensivamente a vossa vocação”, acolheu os aspirantes ao sacerdócio.

Para o seminarista Leonys, a admissão torna externa a confirmação do seu chamado. “Ser admito, soa a nós neste momento, como aproximarmos mais do Mestre para responder melhor ao serviço para a construção do seu Reino”, disse.  Segundo Francisco Vital, é um misto de alegria e responsabilidade. “Alegria por saber que a Igreja confirma mais uma etapa em minha vida vocacional rumo ao sacerdócio; responsabilidade por saber que a quem muito é dado, muito será cobrado”.

O itinerário até o sacerdócio é marcado por diversas etapas. “Ao passo que completamos uma fase, temos em nós a contemplação do que nos espera, a vida que desejamos viver! É chegado o nosso advento, está chegando! Um caminho longo e necessário para amadurecer o chamado de Deus a cada um de nós!”, diz Ailton Araruna.

Os três seminaristas estão vivenciando seu estágio pastoral.

Por Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação

Projeto de Pastoral Virtual

Olá, Saudações! Estarei realizando um projeto pastoral através da plataforma do Google Meet, sobre a missão e os desafios da família neste período da pandemia.