Em Santana do Cariri, avenida recebe nome do postulador da Beatificação da Mártir Benigna

Compartilhe:

Via de acesso que liga o centro da cidade de Santana do Cariri ao bairro Inhumas recebe a denominação de Avenida Monsenhor Vitaliano Mattioli

O processo diocesano de beatificação da Mártir Benigna Cardoso aconteceu oficialmente nos meses de março a setembro de 2013. Todavia a coleta de documentos e depoimentos de testemunhas foi iniciada em 2011. Tanto a coleta de informações, quanto o processo de beatificação tiveram a coordenação do Monsenhor Vitaliano Mattioli. Este sacerdote italiano foi o postulador da causa de beatificação em sua fase diocesana. Monsenhor Mattioli empenhou-se para dar celeridade ao processo, colocando à disposição sua inteligência privilegiada e conhecimento canônico acumulado ao longo de décadas.

Entregue no Vaticano para a fase romana, em 07 de outubro de 2013, o processo de beatificação da Mártir Benigna foi utilizado como modelo num curso ministrado pela Congregação da Causa dos Santos, para novos postuladores.

Grande devoto de Benigna Cardoso, Mosenhor Mattioli consciente de sua idade avançada e dos problemas de saúde, incumbiu ao Professor Vittorio Capuzza, seu amigo residente em Roma a função de postulador da fase romana. Além disso, o sacerdote empenhou-se financeiramente para custear toda a causa de beatificação. Destinou parte dos seus bens, frutos de seu trabalho como professor em Roma, para essa finalidade.

Nada mais justo que a comunidade de Santana do Cariri guarde na memória a saudosa lembrança deste homem de Deus, que tanto dedicou-se para ver Benigna Cardoso fosse elevada à honra dos altares, sendo reconhecida mártir pela Igreja. A Paróquia Senhora Santana, tendo presente a importância do Monsenhor Mattioli, apoiou a iniciativa do vereador João Paulo Cabral Alves, através da lei municipal 758/2015, em que denomina a via de acesso que liga o centro da cidade de Santana do Cariri ao bairro Inhumas com o nome de Avenida Monsenhor Vitaliano Mattioli.

Com os preparativos para a romaria e beatificação da Mártir Benigna e para melhor dar visibilidade a essa justa homenagem, o Governo Municipal fez sinalização do local, com o nome do homenageado.

Saiba mais sobre o Monsenhor Vitaliano Mattioli:

Natural de Roma, Itália, o monsenhor Vitaliano Mattioli nasceu no dia 11 de outubro de 1938, e foi ordenado presbítero em 10 de março de 1963 para a Diocese de Roma. Participou, enquanto seminarista, do Concilio Vaticano II. Recebeu o título de monsenhor em 8 de outubro de 1983. Foi professor na Universidade Urbaniana e na Escola Clássica Apollinaire de Roma e redator da revista “Palestra del Clero”. Possuía doutorado em Teologia Moral e Bioética. Morou no Brasil por 11 anos, dos quais 6 deles foram na Diocese de Crato.

Em terras caririenses o monsenhor  prestou serviços muito importantes. Foi o postulador do processo de beatificação da Mártir Benigna Cardoso. Também foi assessor espiritual diocesano da Pastoral Familiar, da Comunidade Missão Resgate e lecionava no Seminário Diocesano São José, onde exercia a missão de diretor espiritual.

Monsenhor Mattioli faleceu no dia 04 de dezembro de 2014, às 10h21min, no Real Hospital Português, localizado em Recife- PE, onde havia realizado no dia anterior uma cirurgia de reparação da válvula mitral, localizada no coração.

Texto: Marcos Danilo Estevam Sobreira
(Com informações do Site da Diocese de Crato)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts