Em Salitre, devotos festejam São Francisco de Assis

Compartilhe:

Durante a noite desta quinta-feira, 3 de outubro, dom Gilberto Pastana presidiu o último dia do novenário festivo em honra a São Francisco de Assis, padroeiro de Salitre. A missa, que foi concelebrada pelo pároco, padre Nino Grangeiro, contou com a participação de centenas de devotos.

Há dez meses em Salitre e vivendo a primeira festa do padroeiro à frente da Igreja local, padre Nino expressou alegria por perceber nos cidadãos o real sentido da palavra comunidade. “Salitre é uma cidade promissora em todos os sentidos. Tudo aqui tende a crescer. Tudo aqui tende a abraçar o povo porque o povo daqui é muito comunidade, até mesmo o povo que não faz parte da Igreja entende a comunidade como nós cristãos deveríamos entender. Eles se preocupam uns com os outros, lutam pela felicidade do outro, lutam juntos no que diz respeito a saúde, a dignidade. Pra mim tem sido um grande aprendizado estar aqui”, disse.

Sobre o tema da festa deste ano que recorda um dos ensinamentos do padroeiro, “Comece fazendo o necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”, o padre disse que representa como está sendo a vivencia de sua missão naquela realidade. “Nós chegamos aqui em Salitre e o sentimento que Deus nos dava era o mesmo que deu a São Francisco: ‘vai lá e reconstrói tudo o que precisa ser reconstruído’. Nós começamos a lutar e agora a gente tem esse sentimento no coração, de fazer com que nós e também o povo se convença de que se a gente fizer o que é necessário logo, logo a gente faz o que é possível. Com o passar do tempo a gente vê o milagre de Deus acontecendo fazendo o impossível”, pontuou.

Na homilia, refletindo sobre a importância de viver o compromisso de discípulos e missionários, dom Gilberto convidou algumas pessoas que fazem parte dos grupos de missão da paróquia para partilharem suas experiências e, ao final da celebração, depois de abençoar o novo crucifixo do altar, convidou as crianças à frente para serem abençoadas. O bispo também foi presenteado com produtos da agricultura local.

Encerramento da festa

Amanhã, dia de São Francisco, a programação será intensa em Salitre. Logo cedo, às 6h, acontece a procissão para o Morro da Cruz, onde será celebrada a primeira missa do dia, próximo a imagem de São Francisco de três metros e meio; ao meio dia a salva de fogos; e, às 17h, a Missa Solene, seguida da procissão pelas ruas da cidade.

Mas a festa não acaba neste dia. Sábado ainda tem a tradicional bênção dos animais, às 17h, na Praça da Igreja Matriz, e às 18h, a carreata de encerramento dos festejos. Para coroar os onze dias de festa, logo após a carreata, a cantora católica Aline Brasil fará um show, gratuito, ao lado da Igreja.

 

Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts