O Vice-Reitor do Seminário Diocesano São José e Vigário da Catedral Nossa Senhora da Penha, Padre Acurcio de Oliveira Barros, terá um encontro pessoal com o Papa Francisco na próxima terça-feira, dia 9. O encontro é parte da programação destinada aos Missionários da Misericórdia. Neste sábado, dia 6, aconteceu a retirada de documentos de nomeação e material entregue pelo Vaticano, seguido de encontro no Castelo Sant’Angelo.
Veja programação completa:
Nesta terça-feira, dia 09/02, Padre Acurcio fará visita às Igrejas jubilares, com adoração e sacramento da reconciliação para os missionários na Paróquia de San Giovanni dei Fiorentini, onde foi vice-pároco à época de seus estudos. Às 15h, participa de encontro no Castelo Sant’Angelo, seguida de peregrinação para a Porta Santa da Basílica de São Pedro. Na ocasião, além de passar pela Porta Santa, venerará o corpo do Padre Pio e de São Leopoldo. Após, haverá o encontro pessoal com o Papa Francisco no Palácio Apostólico.
Já na quarta-feira de Cinzas, dia 10, às 10h, participará da Audiência Geral do Papa. Às 15h30, dará entrada na Basílica de São Pedro para paramentar-se e concelebrar, com o Papa, a Missa de Cinzas. Nesta missa será feito o envio dos missionários, cuja figura é descrita na bula Misericordiae vultus, no nº 18.

Missão
A missão do Missionário da Misericórdia é ser sinal vivo de como o Pai acolhe todos os que procuram o seu perdão, sendo próximo de todos, não excluindo ninguém, de um encontro cheio de humanidade, fonte de libertação, rico de responsabilidade para superar os obstáculos e retomar a vida nova do Batismo; Pregadores convincentes da Misericórdia, anunciadores da alegria do perdão, confessores, acolhedores, amorosos, compassivos e atenciosos especialmente às difíceis situações de cada pessoa.
De acordo com a Agência Ecclesia, 1071 Missionários da Misericórdia estão reunidos no Vaticano. A escolha do Padre Acurcio aconteceu através do Bispo Diocesano, Dom Fernando Panico, que após consultar alguns padres do clero, apresentou-o à Santa Sé para aprovação. O comunicado da nomeação, por meio do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, foi divulgado no dia 25 de outubro.





